• Matéria: Filosofia
  • Autor: Carokine
  • Perguntado 9 anos atrás

O que é o cogito cartesiano ?

Respostas

respondido por: BiancaFreitas1
52
"Penso, cogito, logo existo, ergo sum" . Não é um raciocínio (apesar do logo, do ergo), mas uma intuição, e mais sólida que a do matemático, pois é uma intuição metafísica, metamatemática. Ela trata não de um objeto, mas de um ser. Eu penso, Ego cogito (e o ego, sem aborrecer Brunschvicg, é muito mais que um simples acidente gramatical do verbo cogitare). O cogito de Descartes, portanto, não é o ato de nascimento do que, em filosofia, chamamos de idealismo (o sujeito pensante e suas idéias como o fundamento de todo conhecimento), mas a descoberta do domínio ontológico (estes objetos que são as evidências matemáticas remetem a este ser que é meu pensamento). 
respondido por: EduardoPLopes
23

duas formas diferentes de definir o "Cogito Cartesiano", uma que o identifica como um dos passos das Meditações Metafísicas (a ideia de que "penso, logo existo") e outro que o identifica como um método filosófico.

Neste segundo sentido, mais amplo, o Cogito é a forma como Descartes concebia uma filosofia mais confiável, defendendo a razão como a base para o conhecimento verdadeiro e os sentidos como apenas informadores de alguns dados que deveriam ser analisados pela razão.

Defendia a decomposição dos problemas em suas partes mais simples, como faziam os matemáticos, como forma de entender melhor os problemas que se apresentassem ao nosso pensamento.

Mais sobre Descartes em:

https://brainly.com.br/tarefa/20987878

Anexos:
Perguntas similares