O xeroderma pigmentoso (XP) é uma doença genética caracterizada pela deficiência na capacidade de reverter os danos que ocorrem no DNA, em especial aqueles relacionados com a luz ultravioleta. Devido a essa deficiência no mecanismo de reparo do DNA, os pacientes com XP apresentam elevada fotossensibilidade e desenvolvem precocemente lesões degenerativas na pele como sardas, manchas e câncer de pele. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta com relação às principais alterações e mecanismos reparo no DNA.
Escolha uma opção:
a. O reparo de quebras de fitas duplas está relacionado com o religamento das duas fitas de DNA, o qual ocorre exclusivamente através da recombinação homóloga.
b. A DNA-polimerase não reconhece a inserção de nucleotídeos incorretos na sequência do DNA. Por isso, o reparo posterior à replicação é de extrema importância.
c. O reparo por excisão de nucleotídeos (NER) está relacionado com o reparo de lesões grosseiras no DNA, as quais alteram ou distorcem a dupla hélice.
d. Os dímeros de pirimidina podem ser reparados após a exposição das células à luz ultravioleta, sendo essa correção denominada reparo por fotorreativação.
e. No reparo por excisão de bases (BER), a enzima AP-endonuclease reconhece e corrige os erros no material genético.
Limpar minha escolha
Respostas
respondido por:
6
Resposta: Letra C
Explicação:
excisão por reparação de
nucleotídeo (NER), que está relacionada com o reparo de lesões “grosseiras” no DNA, que alteram ou distorcem a hélice dupla. Na via NER, que foi descoberta em bactérias, os produtos gênicos uvr (de ultraviolet repair – reparação de ultravioleta) estão envolvidos no reconhecimento e na remoção das lesões no DNA.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás