Gravura é uma das técnicas mais antigas de se obter uma imagem e é muito utilizada por artistas populares nordestinos , como j. Borges.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A gravura é uma linguagem visual que é obtido a partir da impressão em um papel de uma imagem proveniente de uma matriz que pode ser de madeira, metal ou pedra.
Essa arte é a mídia mais antiga do mundo, apenas quando foi descoberto o processo de gravação a partir de uma
matriz que começou a ser feito reproduções em papel, editar livros, folhetos, surge o jornal e etc.
A gravura é dividida basicamente em 3 tipos: a xilogravura, gravura originada da madeira na qual o artista entalha a
madeira e depois faz a impressão em uma folha de papel, temos também a gravura em metal que é feito a partir de uma chapa de metal e a litogravura que é uma gravura que vem da pedra, o artista desenha na pedra com um giz de litogravura e depois transfere a imagem para o papel através de uma prensa.
A gravura tem um charme próprio, primeiramente pela linguagem visual que é extraído da matriz e depois pela exclusividade da obra, pois as
tiragens são limitadas e feitas artesanalmente como a 1000 anos atrás
Xilografia
A forma mais antiga de impressão é a utilização de um relevo que recebe a tinta, a partir do qual se transfere a imagem para outra superfície.
A Xilografia consiste numa matriz em alto relevo produzida em madeira. Esta forma de gravação foi amplamente utilizada ao longo de toda história. Grandes nomes da Arte serviram-se de seus recursos, seja em períodos longínquos, ou em nossa época.
xilografia1
xilografia feita de madeira
Xilogravura no Brasil
Apesar de não se ter uma data exata em que a xilogravura foi introduzida no Brasil, sabe-se que a chegada da família real portuguesa em 1808 ao Rio de Janeiro consolidou a xilogravura por meio da criação de instituições como a Impressão Régia, o Arquivo Militar, a Fábrica de Cartas de Jogar e a Estamparia de Chitas. No início os xilogravadores produziam cartas de baralho, ilustrações para anúncios, livros, periódicos, rótulos etc.
Com o desenvolvimento de novas técnicas de impressão no século XIX, a xilogravura entrou em declínio, tornando-se então inspiração a diversos artistas como Erick Lima no cenário criativo Nordestino, que é especialista em Xilogravura e uma referência sobre o tema
impressao-xilogravura
Xilogravura s/t- Erick Lima
Gravura em Metal
É o processo de gravura feito numa matriz de metal, geralmente o cobre pode também ser feita em alumínio, aço, ferro ou latão amarelo,as ferramentas mais comuns usadas para gravar uma imagem na matriz são a ponta seca e o buril
A gravura em metal é uma das mais antigas técnicas de gravura. Existem obras nesta técnica datadas de 1500, produzidas por vários gênios da Renascença, como o alemão Albrecht Dürer. A princípio, a gravação em metal foi ligada ao trabalho de ourivesaria, como obra de entalhe e portanto voltada à ornamentação
Duerer_-_Ritter,_Tod_und_Teufel_(Der_Reuther)
Gravura em metal de Dürer: A Morte, o Cavaleiro e o Diabo.
Litografia
A Litografia surge por volta de 1797, inventada por Alois Senefelder.
Desta vez, a matriz a partir da qual se reproduzem as cópias é uma pedra, que é igualmente polida, como o cobre, e que também receberá banhos corrosivos que criarão micro sulcos para reter a tinta que será impressa no papel.