Nos municípios que levaram à conclusão de um projeto de gestão democrática, observou-se que ele teve como eixo principal a autonomia da escola, que seria possibilitada pela transferência de poder das instâncias centrais para as unidades escolares e pela inclusão da comunidade educacional nos espaços de decisão. Tais intencionalidades se expressaram pela constituição de mecanismos e práticas de decisão coletiva que, segundo constatam os pesquisadores, nem sempre se efetivaram, em vista da descontinuidade dessas medidas. Isso ocorreu e ainda ocorre devido à dificuldade das autoridades locais de lidar com os conflitos e criar uma cultura participativa que sustente práticas colegiadas de gestão, integrando os diferentes segmentos à dinâmica escolar de forma mais permanente. Fonte: KRAWCZYK, N. R. ; VIEIRA, V. L. Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México. Cad. Pesqui. , São Paulo, v. 36, n. 129, p. 673-704, Dez. 2006.
Respostas
respondido por:
19
Sobre o projeto de gestão democrática na educação, temos que: C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A educação deve ser considerada como uma instituição, para tanto é de fundamental importância que sejam adotadas políticas públicas amplas, participativas, solidárias e que destaque a pluralidade cultural da sociedade (afirmativa I é verdadeira).
As considerações para o mundo da educação quanto para o mundo do trabalho devem considerar a especificidade de cada um, resultando em mitigação e em mediação com o objetivo de equilíbrio entre as relações estabelecidas (afirmativa II é falsa).
Em anexo acrescentei a questão completa.
Bons estudos!
Anexos:
respondido por:
0
Resposta:
resposta
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás