• Matéria: Saúde
  • Autor: princesaisabel200587
  • Perguntado 3 anos atrás

uma das teorias evolucionistas apresentadas, afirmaram que o uso de determinada parte do corpo estimulava o seu desenvolvimento, enquanto seu desuso poderia levar o órgão á atrofia. Além disso, dizia que as características adquiridas durante a vida poderiam ser passadas aos descedentes. essa teoria evolutiva foi proposta por?

Respostas

respondido por: FelinoSuperior
1

A teoria que ditava sobre a lei do uso e desuso foi proposta por Jean-Baptiste Lamarck.

Lamarckismo

A teoria proposta por Lamarck, conhecida como Lamarckismo, defendia que os seres vivos mudavam de acordo com as pressões do ambiente sobre ele a partir de dois princípios: a lei do uso e desuso e a lei da herança de caraterísticas adquiridas.

Lei do uso e desuso

Essa lei propõe que os seres vivos mudam seus corpos de acordo com a demanda. Os membros ou órgãos iriam se especializando conforme eram usados e iriam atrofiando conforme caiam em desuso, e essa característica seria passada pelas gerações.

Por exemplo, a girafa teria o pescoço grande porque ao longo do tempo as girafas faziam tanta força para esticar o pescoço que agora ele é grande.

Lei da Herança de Caraterísticas Adquiridas

Essa lei propõe que os seres vivos sempre passariam para os seus descendentes as características que conseguiram em vida, de forma a "perpetuar" as mesmas.

Por exemplo, a girafa que conseguiu esticar o próprio pescoço ia passar essa característica de ter pescoço longo para todos os seus filhotes.

Lamarckismo x Darwinismo

Com o surgimento das teorias propostas pelo cientista Charles Darwin, que ficariam depois conhecidas como Darwinismo, o lamarckismo sofreria uma séria de críticas e experimentos que demonstrariam erros fundamentais.

Hoje, o lamarckismo não é mais aceito como verdadeiro em favor das teorias propostas por Darwin.

Para mais informações, contemple:

https://brainly.com.br/tarefa/14863980

Bons estudos

Anexos:
Perguntas similares