Nadal e Papi (2007) nos dizem dos desafios do ato de ensinar que devem ser enfrentados pelo professor atual, o que, de certa forma, coincide com a proposta da formação inicial e continuada de Mizukami. "Mizukami (2002, p. 12) compartilha a ideia de que a formação do professor, no contexto atual, não se limita ao modelo da racionalidade técnica de estudos de conteúdos e de técnicas de transmissão, já que em cursos de formação inicial ou em cursos de curta duração, conhecidos como reciclagem ou capacitação, a concepção é a de que o conhecimento do professor deve ser transmitido ao aluno. Tal modelo de formação sucumbe ao cotidiano da sala de aula, pois o professor defronta-se com diversas situações, com a complexidade dos fenômenos educativos, que não são trabalhados em cursos. A autora (idem, p. 15) apresenta a ideia de formação docente num processo continuum, por meio da racionalidade prática, com base na realidade e sob um modelo reflexivo e artístico. O professor constrói seu conhecimento de forma ‘idiossincrática e processual, incorporando e transcendendo o conhecimento advindo da racionalidade técnica’. Essa ideia possibilita ao professor estabelecer um fio condutor que, pela reflexão, intuição, emoção e paixão, possa dar sentido, significado e equilíbrio ao longo de sua formação inicial e continuada, aliada às suas experiências de vida. Desse modo, é possível construir sua própria prática de forma reflexiva". Diante do exposto, identifique nas alternativas os pressupostos explicitados por Nadal e Pappi e indicados por Nóvoa, que alertam para a complexidade do ensino: I- O sucesso do professor está baseado e relacionado à participação ativa do aluno, sua presença predisposta ou ao menos aberta ao ato para aprender. II- A sociedade hoje tem feições de competitividade, acarretando mudanças constantes; tem urgência de qualidade e produtividade e com tais circunstâncias não é preciso envolver os estudantes, pois eles terão oportunidades no futuro para enfrentar essa pressão. III- O campo das emoções é um pr.
Respostas
Resposta:
A resposta correta é a ALTERNATIVA A) I,III,IV
I- O sucesso do professor está baseado e relacionado à participação ativa do aluno, sua presença predisposta ou ao menos aberta ao ato para aprender.
III- O campo das emoções é um pressuposto que também remete à complexidade de ensino, isto porque o espaço onde o professor desenvolve sua prática é carregado de conflitos e sentimentos.
IV- Os objetivos que a educação formal deve seguir, algumas vezes são contraditórios, com previsões muito incertas para o futuro.
Explicação:
Sobre a complexidade do ensino educativo atual, a alternativa correta é: I, III e IV estão corretas.
A assertiva I está correta. A participação do aluno dentro do processo educativo é um elemento fundamental a ser considerado, o que é capaz de potencializar o sucesso dos professores.
A assertiva II está incorreta. Na verdade, os estudantes devem se preparar ao máximo para estas novas demandas e pressões, o que deve fazer parte do processo educativo.
A assertiva III está correta. O campo das emoções também deve ser trabalhado pelos educadores, visto que representa uma competência essencial para o trabalho em sala de aula.
A assertiva IV está correta. Os objetivos da educação formal, algumas vezes, são contraditórios, exigindo responsabilidade por parte dos educadores.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/10810456