Para compreendermos melhor se duas grandezas são diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, escreva (V) se a afirmação for verdadeira e (F) se for falsa: a. ( ) A velocidade média de um ônibus é inversamente proporcional ao tempo gasto no trajeto. b. ( ) O preço de um pacote com um quilograma de feijão é diretamente proporcional à quantidade de pacotes comprados. c. ( ) O número de visualizações em um vídeo é diretamente proporcional ao número de seguidores do usuário que o postou. d. ( ) A medida do comprimento de um retângulo é diretamente proporcional à sua área. e. ( ) O número de acertos em uma avaliação e o tempo de estudo dedicado a ela são grandezas não proporcionais. f. ( ) A área de um triângulo e a medida da sua altura são grandezas inversamente proporcionais. g. ( ) O preço de um abacaxi na feira é diretamente proporcional à quantidade de abacaxis disponíveis na banca. h. ( ) A altura e a massa de uma pessoa são grandezas não proporcionais.
Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
A- v
B- v
C- f
D- v
E- v
F- f
G- f
H- v
A classificação em V ou F das afirmativas sobre grandezas e proporcionalidade deve ser feita assim:
a. V b. F c. F d. V e. V f. F g. F h. V
Proporcionalidade
a. V - Quanto maior a velocidade, menor será o tempo gasto pelo ônibus. Logo, são grandezas inversamente proporcionais.
b. F - Na verdade, o preço da compra é diretamente proporcional à quantidade de pacotes. Quanto mais pacotes de feijão comprados, maior será o valor total a pagar.
c. F - Não há proporcionalidade, pois nem todos os seguidores visualização o vídeo, e muitas pessoas que não seguem o usuário podem ver seus vídeos.
d. V - Quanto maior a medida do comprimento, maior será a área do retângulo. Por isso, são grandezas diretamente proporcionais.
e. V - Não há proporcionalidade, pois nada garante que quem mais estuda acertará mais questões em uma avaliação.
f. F - Na verdade, são grandezas diretamente proporcionais, já que, quanto maior a altura, maior será a área do triângulo.
g. F - Não há proporcionalidade. O preço do abacaxi não é determinado pela quantidade disponível. Não existe a relação: quanto mais abacaxis mais será pago por cada um.
h. V - Não há proporcionalidade, pois a massa não aumenta nem diminui conforme a altura de uma pessoa aumenta ou diminui.
Mais sobre proporcionalidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/51251894
#SPJ2