O colonialismo operacionalizado pelos principais países europeus no século XIX é um dos pontos sensíveis de crítica à emergência dos Direitos Humanos. Isso se dá, pois, ao mesmo tempo em que nasceram as bases jurídico-políticas dos Direitos Humanos na Europa, os mesmos países que então faziam tal inscrição eram operadores de processos coloniais em territórios para além do continente europeu. Sobre esse tema, leia as afirmações, julgue-as falsas ou verdadeiras para, em seguida, indicar a alternativa correta.
I- O descompasso entre os Direitos Humanos na Europa e o colonialismo existiu em razão da exploração de determinadas populações classificadas como inferiores e da consequente normalização do racismo.
II- A ocorrência das explorações coloniais mostra uma faceta de como a emergência dos Direitos Humanos esteve relacionada a um interesse utilitário das sociedades europeias industriais em redefinir a condição do sujeito, transformando o súdito em cidadão.
III- A não transferência das bases jurídicas dos Direitos Humanos no século XIX pelos europeus aos povos colonizados se deu em razão de tais populações serem atrasadas e incivilizadas, ou seja, incapazes de assimilarem os Direitos Humanos.
Respostas
respondido por:
5
Podemos afirmar que o colonialismo é totalmente contrário aos ideais de direitos humanos estabelecidos hoje em dia nas doutrinas e leis, pelo fato de que antigamente o racismo, o preconceito e a não respeitação dos direitos das minorias era totalmente algo dentro da realidade, assim, as assertivas são V - V - F.
As pessoas daquela época tinham capacidade total de entender tudo que estava errado, mas o preconceito era aceito como algo comum.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás