Adorno e Horkheimer (1985), expoentes da escola de Frankfurt, fazem importantes considerações e críticas sobre a razão na teoria tradicional, no que diz respeito à forma. No Brasil, assim como na maioria dos países do mundo, os pensamentos científico e acadêmico dão muita importância à lógica racional, de modo que apenas é considerado válido o que pode ser comprovado com base em uma lógica racional. Essa formalização do pensamento científico foi denominada pela Teoria Crítica como instrumentalização do conhecimento, tornando-o mais uma forma de dominação política e econômica sobre o mundo e do próprio indivíduo.
Em seu contexto profissional, você ficará diante de situações em que as teorias filosóficas estudadas farão total sentido, como em um debate de ideias, por exemplo.
Neste Desafio, leia um trecho de autoria de Horkheimer, parte da obra desse filósofo na chamada Teoria Crítica.
Descrição da imagem não disponível
Analise o texto e argumente, como filósofo, sobre o significado de razão instrumental na concepção de Adorno e Horkheimer, quanto à teoria tradicional no contexto brasileiro atual.
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Resposta esperada pelo professor:
O chamado desenvolvimento da razão trouxe sua própria antítese, ou seja, o esclarecimento do ideário iluminista, que, segundo os filósofos, não é cumprido, tornando a razão meramente instrumental.
No Brasil e nas sociedades atuais, essa realidade se mantém, já que o mercado e quem domina o poder continuam ditando as regras da dominação, inclusive com o conhecimento, por meio da instrumentalização.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás