Eça de Queirós, um dos maiores escritores do realismo português, é conhecido por sua prosa onde ele criou novas formas de linguagens, neologismos e mudanças na sintaxe.
O trecho abaixo é de sua obra mais emblemática “O primo Basílio”
"Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates."
De acordo com os gêneros textuais, a intenção do autor foi
Respostas
Resposta: uma imagem vale mais que mil palavras
A intenção de Eça de Queirós, conforme indicam os gêneros textuais, foi conforme consta na letra C) descrever aspectos da personagem e de suas ações.
O autor Eça de Queirós, ao escrever o trecho apresentado, que faz parte da obra “O primo Basílio”, apresenta descrições relacionadas à personagem e às suas ações. Ele indica que a personagem lê o jornal de manhã, sentada à sua mesa, enquanto toma seu café da manhã. Apresenta algumas características próprias da moça, como o cabelo loiro e a pele branca.
Eça de Queirós foi um importante escritor português justamente por sua forma inovadora de contar histórias, onde criou novas formas de linguagens, utilizando de neologismos e sintaxes.
Veja mais sobre o autor em:
brainly.com.br/tarefa/23917240