A aterosclerose é conhecida como fator associado ao desenvolvimento das doenças coronarianas, fato que poderá levar ao infarto agudo do miocárdio em função de bloqueio vascular de pontos da rede coronariana. Nesse sentido são fatores INDEPENDENTES e CONDICIONANTES respectivamente
1. INDEPENDENTES – Fumo, obesidade e diabetes tipo II ; CONDICIONANTES – triglicérides, histórico familiar, LDL
2. INDEPENDENTES – Fumo, hipertensão e diabetes tipo II ; CONDICIONANTES – triglicérides, marcadores inflamatórios, LDL
3. INDEPENDENTES – Sedentarismo, hipertensão e diabetes tipo II ; CONDICIONANTES – triglicérides, marcadores inflamatórios, idade avançada
4. INDEPENDENTES – Fatores psicológicos, hipertensão e diabetes tipo II ; CONDICIONANTES – triglicérides, marcadores inflamatórios, fibrinogênio
5. INDEPENDENTES – Fumo, hipertensão e HDL alto ; CONDICIONANTES – triglicérides, marcadores inflamatórios, etnia
Respostas
Resposta:
A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias.
Muitos fatores contribuem para essa lesão, incluindo hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e níveis elevados de colesterol no sangue.
A obstrução dos vasos sanguíneos resultante de aterosclerose é uma causa comum de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Muitas vezes, os primeiros sintomas são dores ou cãibras quando o fluxo sanguíneo não consegue suprir as demandas de oxigênio dos tecidos.
Para prevenir a aterosclerose, as pessoas precisam parar de fumar, melhorar sua dieta, praticar exercícios físicos regularmente e manter o controle de sua pressão arterial, nível de colesterol e diabetes.
A progressão da aterosclerose para essas complicações de risco à vida, como um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, requer tratamento emergencial.
Nos Estados Unidos e na maioria dos outros países desenvolvidos, a aterosclerose é a principal causa de doença e morte. Em 2016, a doença cardiovascular, principalmente doença arterial coronariana (aterosclerose que afeta as artérias que fornecem sangue ao coração) e acidente vascular cerebral (aterosclerose que afeta as artérias que se dirigem ao cérebro – veja a figura Fornecimento de sangue para o cérebro), causou quase 18 milhões de mortes no mundo inteiro, tornando a aterosclerose a causa principal de morte em âmbito mundial.
espero que ajude :)