Respostas
Resposta:
eles eram chamados de jamamadi
Explicação:
espero ter ajudado na reposta
Resposta:
Os Jamamadi fazem parte dos povos indígenas pouco conhecidos da região dos rios Juruá e Purus que sobreviveram aos dois ciclos da borracha, em meados do século XIX. Nos anos 1960, foi previsto seu desaparecimento como grupo diferenciado, mas a partir daquela época os Jamamadi conseguiram se recuperar, tanto em termos demográficos quanto culturais. Este verbete apresenta as informações esparsas de que dispomos sobre esta etnia.
Há controvérsias a respeito da autodenominação e da identidade cultural dos Jamamadi. Há autores que dizem que não existem diferenças lingüísticas e culturais entre os Jamamadi, Kanamanti e Jarawara, enquanto outros afirmam que os Jamamadi dividem-se em três subgrupos: Kanamanti, Jarawara e Banawa-Yafi.
A questão da autodenominação continua aberta. Os Jamamadi da Terra Indígena Jarawara/Jamamadi/Kanamanti dão-se a reconhecer com esse nome em contatos com não-indígenas ou com representantes de outras etnias, mas a antropóloga Lúcia Helena Rangel sustenta que o termo jamamadi lhes foi atribuído provavelmente pelos Paumari e significa "gente do mato". O etnólogo americano Steere, no início do século XX, também explicou o termo pela origem Paumari. Segundo ele, jiwã-mãgi significa "homem selvagem". Na língua Paumari, jama significa "mata" e makhari, "homem".
O missionário Rick Reece constitui o único autor que afirmou que a autodenominação comum dos Jamamadi e Banawá-Yafi era kitiya. Rangel, no entanto, chamou a atenção para o fato de que diversas etnias da família lingüística Arawá, como os Jamamadi, Kulina e Deni, têm princípios comuns de organização social em pequenas unidades, as quais são, no caso ideal, endogâmicas e politicamente autônomas. Estas unidades são designadas pelos sufixos -deni ou -madiha. Entre os Jamamadi, as autodenominações das unidades atuais seriam: Anopideni ("povo do passarinho"), Aptorideni ("povo da onça"), Havadeni, Iuaseredeni, Makoideni, Sirorideni, Sivakoedeni ("povo da taboca"), Tamakorideni, Tanodeni ("povo do japu"), Zoazoadeni e Zomahimadi. Em face desta situação não seria surpreendente se pesquisas futuras revelassem que Jamamadi é apenas um referencial externamente influenciado, mas aceito por diversos grupos locais como parêntese de identificação.
Em relação aos Kanamanti, a despeito de documentos oficiais e alguns textos antropológicos os reconhecerem como povo indígena, Kanamanti é a autodenominação dos grupos Jamamadi que antigamente habitavam as aldeias na região do igarapé Saburrum e que atualmente moram junto com outros grupos Jamamadi da Terra Indígena Jarawara/Jamamadi/Kanamanti. Os Jarawara chamaram os Kanamanti de Wahati.