Atualmente os anfíbios são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados de extinção, em virtude de suas características fisiológicas se tornam extremamente vulneráveis a mudanças ambientais. O aumento da poluição das águas com resíduos químicos e o aumento da radiação ultravioleta são os principais causadores desse risco.
Sobre a relação entre a fisiologia dos anfíbios e o seu de extinção e o risco de extinção, considere as proposições.
I. Por apresentarem fecundação externa, a poluição da água afeta diretamente a sobrevivência dos ovos.
II. A pele úmida e permeável favorece a absorção de poluentes existentes na água.
III. A ausência de casca calcárea nos ovos permite que maior, intensidade de radiação ultravioleta atinja os embriões, podendo causar mutações.
IV. Por terem circulação simples, esses animais são heterotermos e estão sujeitos a variações de temperatura.
São corretas as proposições:
Escolha uma opção:
a.
I e II apenas
b.
I, II e III apenas
c.
I, II, III e IV
d.
II e IV apenas
Respostas
Resposta:
Os anfíbios são animais vertebrados, ectotérmicos e que apresentam uma pele bastante permeável. Sapos, salamandras e cobras-cegas são exemplos de anfíbios.
Sapos, rãs, pererecas e salamandras são exemplos de anfíbios.
Anfíbios (Classe Amphibia) são animais do grupo dos vertebrados que apresentam como característica mais marcante o fato de que alguns representantes passam parte da sua vida no ambiente aquático e a outra parte no ambiente terrestre. Devido a essa característica, é comum que alguns autores se refiram ao grupo como animais de vida dupla.
Atualmente são conhecidas no mundo cerca de 7.000 espécies de anfíbios, ocorrendo 946 espécies em território brasileiro. Os anfíbios são encontrados em quase todos os continentes, com exceção da Antártida.
letra A