• Matéria: Biologia
  • Autor: juliacapano
  • Perguntado 3 anos atrás

Rose, 42 anos, diabética e hipertensa, chegou ao pronto atendimento queixando-se de cefaléia, tontura e mal estar. Os níveis pressóricos indicavam: PAS 180mmHg e PAD 100mmHg. A frequência cardíaca era de 50bpm. Ela revelou que deixou de tomar a medicação (maleato de enalapril) para o controle da pressão. Os exames bioquímicos indicaram hipernatremia e hipocalemia. (não pode usar a bula do enalapril)

1) Explique como este medicamento age no controle da pressão arterial, utilizando os conceitos aprendidos em aula.

2) Explique o mecanismo que possivelmente esteja envolvido na hipernatremia e hipocalemia.

3) Como você corrigiria os níveis de sódio e potássio desta paciente? ​

Respostas

respondido por: camilyerica
1

Resposta:

1) O maleato de enalapril possui mecanismo de ação envolvendo a inibição da enzima conversora de angiotensina. 2) A hipernatremia e hipocalemia estão relacionadas à fata da inibição da aldosterona. 3) O tratamento da hipernatremia envolve medidas de reposição de água livre através do uso de diuréticos e o tratamento de hipocalemia envolve o tratamento de reposição de potássio.

Explicação:

O medicamento maleato de enalapril é um dos anti-hipertensivos mais utilizados e possui mecanismo de ação envolvendo a inibição da enzima conversora de angiotensina.  Inicialmente, o maleato de enalapril inibe a formação de angiotensina II (vasoconstritor) e consequentemente ao mesmo tempo que estimula a secreção de aldosterona. Portanto,  o mecanismo de ação envolve a diminuição da atividade vasopressora promovendo o controle da pressão arterial geralmente após uns dias de tratamento.

A falta do tratamento com maleato de enapril pode estar relacionado com a hipernatremia (baixos níveis de sódio) à medida que esse medicamento diminui a secreção de aldosterona. Isso ocorre porque essa substância é responsável pela retenção de sódio, ou seja, sem a inibição da aldosterona, os níveis de sódio aumentam. A hipolcalemia (baixos níveis de potássio) também ocorre devido a não inibição da aldosterona à medida que essa substância é responsável pelo aumento dos níveis séricos de potássio.

O tratamento da hipernatremia envolve medidas de reposição de água livre através do uso de diuréticos associados à reposição de água livre excretada. Já o tratamento de hipocalemia envolve o tratamento de reposição de potássio que pode ser feita via oral ou endovenosa no caso de hipocalemia severa sintomática.

Perguntas similares