O trecho que apresenta a tese desse texto é: "Uma cidade é sempre mais do que um ponto no mapa geográfico. Ela é fonte inesgotável de significados. ". (2º parágrafo) ". Como quase nunca pensamos a respeito da formação de nossa cidade, tendemos a achar que ela sempre esteve aqui. ". (3º parágrafo) ". Ela está em constante processo de formação a partir da relação entre seus habitantes. ". (3º parágrafo) "Tentar responder essa pergunta é prestar atenção na maneira como usamos os espaços públicos. ". (4º parágrafo) ". A função das ruas se limita ao ir e vir do dia a dia, é provável que ainda tenha muita coisa para experimentar na sua cidade. ". (5º parágrafo).
Respostas
O trecho que apresenta a tese desse texto é:
"Uma cidade é sempre mais do que um ponto no mapa geográfico. Ela é fonte inesgotável de significados."
Explicação:
Sua questão se refere ao texto "Quando uma cidade vira uma cidade?".
O texto procura refletir sobre a construção da cidade e sobre a relação da população com a cidade onde vive.
A tese é apresentada no 2° parágrafo do texto, quando o autor deixa evidente o seu ponto de vista.
Ele considera que a cidade não é apenas um espaço físico, um ponto no mapa, mas sim um lugar com possibilidade de múltiplos significados, pois "possui um sentido histórico, social, cultural, simbólico, imaginário e, dependendo de nossa relação com ela, um sentido afetivo".
Resposta:
A) “Uma cidade é sempre mais do que um ponto no mapa geográfico. Ela é fonte inesgotável de significados.”. (2º parágrafo)
Explicação: