• Matéria: História
  • Autor: jp91511738
  • Perguntado 3 anos atrás

A expansão Islâmica ocorrida a partir do século VI teve, entre outros aspectos, a unificação dos povos nos continentes europeu e africano, além do próprio Oriente Médio. A religiosidade foi um dos elementos que permitiram a unificação dos diversos povos expostos ao islamismo, pois (1,0) *
5 points
impunha dogmas aos povos dominados, sem, contudo, estabelecer o islamismo como a única religião possível.
promovia a unidade e a disciplina, propostas pela doutrina elaborada por Maomé, além de possibilitar a dominação de importantes rotas comerciais.
detinha tradições mais simples que outras religiões permitindo aos povos dominados a conversão ao islamismo.
promovia a dominação através de sucessivas guerras reforçando o caráter agressivo do modelo de dominação proposto por Maomé.
disseminava a dominação apenas pelo aspecto religioso estabelecendo uma dominação cultural sem o uso da força.

Respostas

respondido por: RayanaSE
3

A Península Arábica nasceu na região do Oriente Médio e expandiu-se para o sul da Europa, norte da África e centro do Império Bizantino (parte oriente do antigo Império Romano). A expansão islâmica se concretizou com a doutrina de Maomé, em unidade de tribos e disciplina e propagado pelos sucessores do profeta mais famoso da fé islâmica.

Após a unificação de tribos agora muçulmanas, os árabes ocuparam uma extensa faixa de terra. Com isso, foram responsáveis pela ligação do comércio entre os continentes (Ásia, Europa e África), além do controle do Mar Mediterrâneo, isolando a Europa.

Resposta: promovia a unidade e a disciplina, propostas pela doutrina elaborada por Maomé, além de possibilitar a dominação de importantes rotas comerciais.

Perguntas similares