Respostas
Resposta:
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos composta por diversos tipos de moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono e, em menor parte, de oxigênio, nitrogênio e enxofre, combinados de forma variável, conferindo características diferenciadas aos diversos tipos de crus encontrados na natureza.
Explicação:
O refino de petróleo é, basicamente, um conjunto de processos físicos e químicos que objetivam a transformação dessa matéria-prima em derivados. O processo é iniciado pela destilação atmosférica, que consiste no fracionamento do óleo cru. Tal operação é realizada em colunas de fracionamento, de dimensões variadas, que possuem vários estágios de separação, um para cada fração desejada. Os derivados deste fracionamento são, principalmente, gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, óleo diesel e resíduo atmosférico. Tais frações, retiradas ao longo da coluna em seus vários estágios de separação, devem ser tratadas, para se transformarem em produtos finais, ou serem enviadas como matéria-prima para outros processos de refino, que as beneficiarão.
PRINCIPAIS PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO
Gasolina automotiva;
Combustível de aviação;
Óleo diesel;
Óleos lubrificantes;
Óleos combustíveis;
GLP;
Produtos asfálticos;
Querosene de iluminação;
Lubrificantes industriais.
O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido.
Esse processo é chamado de Destilação Fracionada e é executado ,conforme imagem abaixo, da seguinte maneira: entre 20 e 60 graus o resultado é a obtenção de gás natural e éter, por exemplo; Entre 40 e 200 graus obtém-se a gasolina; Entre 250 e 350, o resultado é o diesel e demais substâncias; além de outros derivados que são obtidos como consequência de temperaturas intermediárias a estas.
Diversas técnicas são utilizadas nesse processo de separação dos hidrocarbonetos leves dos pesados:
Separação é um procedimento físico, onde através da sua exposição às temperaturas elevadas ocorre uma decomposição nos seus derivados para o consumo.
Conversão, procedimento de ordem química, onde as ligações moleculares são quebradas facilitando o processo de refino.
Tratamento, também de natureza química, porém com o objetivo de eliminar impurezas e melhorar as suas características.
Técnicas auxiliares, onde os resíduos dos processos acima são devidamente tratados, como contributo ao meio ambiente.