Para Pierre Bourdieu, "a dominação masculina seria uma forma particular de violência simbólica. Por esse conceito, o autor compreende o poder que impõe significações, impondo-as como legítimas, de forma a dissimular as relações de força que sustentam a própria força. O sociólogo quis dizer com isso que a dominação masculina se dá justamente pela manutenção de um poder que se mascara nas relações, que se infiltra no nosso pensamento e na nossa concepção de mundo. Sobre a "dominação masculina" nas relações de gênero em nossa sociedade podemos afirmar que:
a) Bourdieu acreditava que tanto homens como mulheres contribuíram para a manutenção da dominação masculina e da submissão feminina nesta relação.
b) no momento que a dominação masculina é simbólica, ela é mais fácil de ser combatida.
c) as mulheres são as principais responsáveis pela dominação masculina.
d) para Bourdieu a dominação masculina é evidente e, portanto, é possível de ser facilmente percebida e exercida tanto por homens como por mulheres.
e) para Bourdieu, a dominação masculina conta com tamanho poder simbólico que é impossível de ser combatida.
Respostas
respondido por:
1
A dominação masculina, por ser simbólica acaba se apresentando em diferentes esferas da sociedade, e, por ser perceptível, podemos combate-la. A alternativa B está correta.
Bourdieu baseia suas ideias um conjunto de fatores que separam as atividades humanas de suas ações, bens entre outros elementos.
Quando esses elementos são utilizados como uma forma de sobrepor uma outra cultura, (neste caso o homem sobre a mulher) e desenvolver uma dominância, ocorre a violência simbólica.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás