• Matéria: História
  • Autor: rronildo503
  • Perguntado 3 anos atrás

Cada parte envolvida no conflito foi motivada por interesses próprios. O Paraguai buscava, ademais de uma alternativa de acesso ao mar pelo porto de Buenos Aires para escoamento das mercadorias, a representatividade na bacia do Prata. […] O Brasil estava motivado pela navegação dos rios compartilhados e pela necessidade de definição de limites com o Paraguai. A Argentina buscava soberania regional, enquanto o Uruguai foi atraído pela consolidação da soberania nacional. Com o texto acima, pode-se pensar a eclosão da Guerra do Paraguai como fruto das disputas: a- politicas no contexto das independências em relação aos países ibéricos. b- territoriais e econômicos associadas à mineração no interior. c- territoriais relacionadas à ocupação colonial da América. d- econômicas que opuseram os Estados sul-americanos e a inglaterra. e- políticas e econômicas entre Estados nacionais recém-formados.


angelacandrade1957: Achou?

Respostas

respondido por: Danas
0

A Guerra do Paraguai foi um conflito politico e econômico entre Estados nacionais relativamente novos e que buscavam se destacar economicamente, através do escoamento de mercadorias pelo mar (alternativa E).

O Uruguai buscou maior soberania, assim como a Argentina, O Brasil estava alinhado com o Paraguai, isso por conta da motivação pelos rios compartilhados com o o Paraguai para o escoamento de mercadorias.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares