• Matéria: Sociologia
  • Autor: FATIMACIDA
  • Perguntado 3 anos atrás

Pergunta 1

Leia atentamente o excerto a seguir:



"A capoeira, sem dúvida, é a miscigenação de elementos culturais de várias etnias africanas, indígenas e lusitanas. O português através da opressão moldou também a origem da capoeira: obrigava a luta se disfarçar em dança, pois sem o disfarce seria proibida a prática nas senzalas."



SOUZA, J. História da Capoeira no Brasil e seu Aspecto Jurídico: da marginalização a patrimônio cultural. 2013. 40 f.. Monografia (Bacharelado em Direito) – Instituto Superior do Litoral do Paraná, Paranaguá, 2013, p. 9. Disponível em: . Acesso em: 07/06/2019.



A autora trata da capoeira como uma das heranças dos escravos no Brasil, cujo surgimento foi influenciado pela opressão portuguesa. A partir dessas informações e do conteúdo estudado no livro-texto da disciplina a respeito da composição da sociedade brasileira no período colonial, é correto afirmar que a miscigenação resultou em uma sociedade:
a.

homogênea, pois, o contato entre os povos formadores foi pacífico e eles realizaram forte intercâmbio cultural, formando uma nova sociedade.
b.

diferente, pois, do contato entre o indígena, o português e o africano, houve a preservação de costumes originais e o surgimento de novos.
c.

diversificada, marcada pela preservação dos costumes dos povos originais, que impediram o surgimento de novos.
d.

nova, pois, da mistura dos povos, resultaram costumes completamente diferentes dos originais, como a capoeira.
e.

igual, embora tenha existido a influência dos indígenas e dos africanos, prevaleceu a influência do branco, o colonizador.

0,25 pontos
Pergunta 2

Leia atentamente o excerto a seguir:



"O termo escravidão logo traz à tona a imagem do aprisionamento e da venda de africanos, forçados a trabalhar para seus proprietários nas lavouras ou nas casas. Essa foi a realidade do Brasil até o final do século 19, quando, por fim, a prática foi considerada ilegal pela Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. Mais de um século depois, porém, o Brasil e o mundo ainda não podem dizer que estão livres da escravidão. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo, e no mínimo 1,3 milhão na América Latina."



PERFIL dos escravizados tem pobreza, analfabetismo e trabalho infantil. Em Discussão, Brasília, ano 2, n. 7, 2011, p. 14. Disponível em: . Acesso em: 02/06/19.



A escravidão ainda é um problema que assola muitos países. No Brasil, a manutenção de condições de trabalho degradantes tem suas raízes na mentalidade que conformou a sociedade escravista colonial. Diante do apresentado e do conteúdo estudado no livro-texto da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre as noções de reprodução dos modelos de relações de trabalho escravocrata:



I. A posse de cativos era disseminada por toda a colônia, visto que o escravo era considerado uma propriedade com capacidades humanas.

II. Mesmo sendo reconhecidas como pessoas dotadas de sentimento, durante a escravidão, os escravos eram impedidos de negociar com os senhores.

III. A escravidão era vista como um estigma social, tanto que, para se livrarem das marcas do cativeiro e se distinguirem socialmente, ex-escravos chegavam a ser senhores de outros escravos.

IV. Os homens pobres livres ficaram imunes à mentalidade escravista de exploração e baixas remunerações.



Está correto apenas o que se afirma em:
a.

III e IV.
b.

II e III.
c.

I e II.
d.

I e III.
e.

I, II e IV.

0,25 pontos
Pergunta 3

Leia atentamente o excerto a seguir:



"[...] não se pode crer que padeceram ao princípio os mineiros por falta de mantimentos, achando-se poucos mortos com uma espiga na mão, sem terem outro sustento."



ANTONIL, A. Cultura e Opulência do Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 169.



A desejada descoberta do ouro atraiu milhares de pessoas de Portugal e da colônia para a região das minas, no início do século XVIII. Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado no livro-texto da disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:



I. O mercado interno colonial se formou durante a atividade mineradora, por meio do abastecimento de alimentos das cidades mineiras, com produtos vindos de diversas regiões da colônia.



Porque:

II. Devido ao enorme fluxo de pessoas que foram para as minas no início do século XVIII, ocorreram crises de abastecimento de alimentos, pois a produção não comportava o aumento populacional.



Agora, assinale a alternativa correta:
a.

As asserções I e II são proposições falsas.
b.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Respostas

respondido por: desouzamorales
1

Resposta:

B

Explicação:

Observando o sentido da palavra miscigenação conclui - se que de fato o que surge é uma sociedade diferente resultante da preservação de costumes originais e o surgimento de novos, podemos citar como exemplo além da capoeira arte marcial "disfarçada" de dança também o sincretismo religioso.  

respondido por: itsizzyz
4

Resposta:

Pergunta 1: letra C: diferente, pois do contato entre o indígena, o portugês e o africano, houve a preservação de costumes originais e o surgimento de novos.

Pergunta 2: letra D: I e III

Pergunta 3: letra E: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Perguntas similares