• Matéria: Português
  • Autor: gs1477769
  • Perguntado 3 anos atrás

por favor responder essa questão ​

Anexos:

Respostas

respondido por: isabelleisabelou8286
1

Resposta:

Urge discutir, no Brasil , sobre o trabalho infantil. A gravidade do quadro é evidenciada por dados da Pnad : 1,758 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão em situação de trabalho infantil . Além disso, nota-se que o número de fiscalizações de trabalho infantil decrescem ao longo dos anos. Diante disso, cabe ao governo , juntamente com os veículos midiáticos e instituições formadoras de opinião se posicionarem sobre o problema em questão.

Sob um primeiro prisma, vale ressaltar que o trabalho infantil priva as crianças de sua infância, do estudo e de sua dignidade. Pelo crescente aumento , deve o governo aumentar seus esforços e não apenas fechar os olhos. Sócrates personificou essas atitudes na pessoa de Édipo, rei tirano que frente as mazelas de seu povo preferiu cegar-se a solucionar seus problemas. Não obstante, na contemporaneidade, o mito de Édipo se manifesta , prejudicando crianças e adolescentes.

De outro ângulo, é imprescindível ressaltar como a carência de medidas públicas gera a ocorrência do trabalho infantil e consequentemente o decréscimo de matriculados nas escolas . De acordo com Paulo Freire : "Se a educação sozinha não pode mudar o mundo, tampouco sem ela a sociedade muda" , com essa frase, é notável a necessidade de uma sociedade com igualitário acesso aos estudos.

Ante o exposto, faz-se necessário que o governo faça investimentos nas fiscalizações de trabalho infantil , através da disponibilização de mais fiscais e mais investimentos para a identificação desses focos de trabalho irregulares e seus respectivos líderes . Paralelamente , cabe aos veículos midiáticos e instituições formadores de opinião trabalharem em conjunto para promoverem programas de apoio e devida divulgação destes , através de palestras e debates . Essas medidas promoverão uma diminuição considerável do número de trabalho infantil.

Explicação:

Basicamente, redação é treinar, deve-se ter um modelo pronto para um melhor desenvolvimento com os seguintes questionamentos: Qual o problema? Aprofunde nesse problema ; Cite alguma frase relacionada a este; cite os impactos dele na nossa sociedade ; Elabore uma boa proposta de intervenção.

Os tópicos de avaliação da redação dissertativa-argumentativa são : I - Demonstrar domínio da Língua Portuguesa ; II: Compreender a proposta da redação e desenvolver o tema ; III: Organizar, selecionar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista ; IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos ; V: Elaborar uma proposta de intervenção.

Abraço !

Perguntas similares