ATIVIDADE 01 (ENEM/2020-adaptada) Leia o texto a seguir. Num mundo como o nosso, por um lado marcado pela fluidez do espaço, as questões ligadas à circulação se tornam ainda mais relevantes e, com elas, a situação de um dos componentes mais emblemáticos dos territórios: seus limites. E é aí que surge um dos grandes paradoxos da geografia contemporânea: ao lado da fluidez globalizada aparecem também os fechamentos, as tentativas de controle da circulação de pessoas. S HAESBAERT, R. Da multiterritorial idade aos novos muros: paradoxos da desterritorialização contemporânea. Disponível em: www.posgeo.uff.br. Acesso em: 2 jan. 2013 (adaptado). O texto aborda um paradoxo marcante do mundo contemporâneo, que consiste na oposição entre ,
Respostas
respondido por:
7
A questão aborda o paradoxo entre livre mercado e barreiras fronteiriças, já que, em teoria, o livre mercado aliado a globalização permitiriam a diminuição das barreiras nas fronteiras, tanto fiscais como não fiscais e as voltadas para seres humanos.
A realidade é que vivemos uma época em que muitas barreiras fronteiriças se mantem altas e impedem a entrada de produtos, serviços e pessoas em diversos países, como foi o caso da construção dos muros entre os EUA e o México.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás