[...] apontar os povos germanos como a causa da destruição e ''queda' do Império Romano é simplificar um processo histórico longo, marcado por crises internas, complexas composições políticas entre romanos e germanos, bem como ignorar rebeliões internas de efeitos tão devastadores quanto os ataques externos. A deposição do imperador em 476 é exemplar para compreender esse conturbado período.
]As informações presentes no texto revelam que a fragmentação do império romano do ocidente foi resultado.
A) enfraquecimento do poder do imperador e do Senado romanos.
B) uma série de fatores políticos, econômicos e sociais.
C) invasões de povos de diversas origens étnicas, não romanizados.
D) uma grave crise econômica devido a ausência de guerras.
Respostas
A queda do Império Romano do Ocidente foi realizada por diversos fatores internos e externos, e normalmente é simplificada por questões de melhor entendimento, porém, não foram só as invasões germânicas que tiveram peso nessa queda, pois ela foi resultado de diversos fatores políticos, econômicos e sociais. Portanto, a alternativa correta é a letra B).
Queda do Império Romano do Ocidente
Sempre que pensamos na queda do Império Romano do Ocidente, associamos o motivo às invasões germânicas, porém, apesar de ter tido grande peso, não foi somente esse fato que auxiliou o fim do Império.
Temos também fatores econômicos, onde após o estabelecimento das fronteiras romanas, houve o fim das conquistas territoriais romanas, o que acarretou no fim da "produção" de mão de obra escrava, que era formava a base da economia romana, fazendo que a mesma entrasse em crise.
O aumento de impostos e a desvalorização da moeda deram sequência a esta crise econômica romana, que, além das invasões germânicas, impulsionaram a fuga das cidades para o campo.
Saiba mais sobre "Queda do Império Romano do Ocidente" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8131339
#SPJ2