No que diz respeito a diversidade cultural e a desigualdade social, analise as seguintes afirmações: I ? Diversidade social e desigualdade social são a mesma coisa, uma vez que a desigualdade social é que produz a diversidade cultural, em razão das condições de vida dos grupos em situações distintas de acesso à riqueza e ao conhecimento. II ? Diversidade social e desigualdade social são fenômenos sociais distintos, sendo que a diversidade cultural é produzida pelos grupos sociais ao longo de suas histórias e a desigualdade social é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política. III ? Diversidade social e desigualdade social são causa e consequência das diferenças uma vez que as escolhas dos grupos sobre formas de subsistência, organização da vida, relações com o meio e com outros grupos, determinam suas capacidades econômicas. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): II, apenas. III, apenas. I, apenas. I, II, III. I, II, apenas.
Respostas
Resposta:
Apenas II e III estão corretas, mas pelo visto não tem esta alternativa.
Explicação:
a presença da diversidade no acontecer humano nem sempre garante um trato positivo dessa diversidade. Os diferentes contextos históricos, sociais e culturais, permeados por relações de poder e dominação, são acompanhados de uma maneira tensa e, por vezes, ambígua de lidar com o diverso. Nessa tensão, a diversidade pode ser tratada de maneira desigual e naturalizada (GOMES, 2007, p. 19).
No entanto, existem pontos de vista convergentes e pontos de vista divergentes, ambos discriminatórios, um no sentido positivo e outro no sentido negativo, isto é, no primeiro caso, trata-se daquilo que já foi estipulado pela sociedade como regras relacionadas com bom senso; já no segundo caso, são ações que não condizem com a ordem preestabelecida através das leis, normas e regras que regulam e inibem o que podemos definir como procedimentos absurdos. Portanto, a desigualdade social tem os seus princípios pautados nas tendências e nas diferenças de cada indivíduo.