“Acredita-se que, aproximadamente, 20% da população mundial hospeda uma ou mais espécies de nematódeos intestinais, entre os quais se destacam o Ascaris lumbricoides (cerca de 760 milhões de indivíduos), os ancilostomídeos Ancylostoma duodenale e Necator americanus (em conjunto, infectam quase 430 milhões de indivíduos) e o Trichuris trichiura (mais de 460 milhões de indivíduos)”.
ALVES, Luiz Fernando de Souza; TIBURCIO, Vanessa Graciele; LUPEPSA, Luara. Parasitologia. Maringa-PR: UNICESUMAR,2021. Página 80.
Esses vermes possuem muitas características que os distinguem de outros helmintos, entre elas a reprodução.
Com relação à morfologia e à reprodução dos nematódeos, analise as afirmativas a seguir.
I- Os nematódeos apresentam como características serem hermafroditos, o que significa possuírem os dois conjuntos de órgãos sexuais, masculino e feminino, no mesmo parasita.
II- Morfologicamente é possível distinguir, entre os nematódeos, as fêmeas que são maiores, dos machos, menores e com uma curvatura mais proeminente.
III- O aparelho copulatório dos machos, quando presente, possui até duas espículas para transferência de esperma.
IV- Os nematódeos apresentam como característica o dimorfismo sexual, ou seja, a estrutura morfológica do corpo dos machos e fêmeas são idênticos, porém com órgãos sexuais diferentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
9
Os nematódeos possuem dimorfismo sexual, isso significa que eles possuem diferenças entre os seus gêneros, não que o aparato reprodutivo em ambos os gêneros são idênticos ou diferentes (alternativa 3).
Além disso, eles não são hermafroditas como ocorre com os helmintos, é por isso que eles possuem indivíduos masculinos e femininos e acabam dependendo da reprodução sexuada para manter a vida da espécie, além disso, aumenta a variabilidade genética.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás