Questão 1 Leia o texto de Gonçalves Dias e responda o que se pede. Canção do exílio Minha terra tem palmeiras Onde canta o Sabiá, As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. A Canção do exílio pertence ao período romântico brasileiro, que é marcado por três gerações. Tendo conhecido as gerações românticas ao longo dos estudos da unidade, indique aquela que representa a poesia acima. (0,2) ______________________________________________________________________ Cite algumas características da poesia romântica presentes no texto. (0,6) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O poema de Gonçalves Dias, “A Canção do exílio” representa a primeira geração do romantismo. Este período foi marcado pela temática nacionalista, indianista e religiosa.
A preocupação central do autor era a definição da identidade nacional brasileira tempos após a Independência do Brasil. Nesse contexto, é possível destacarmos no poema, a valorização da figura indígena (considerado o herói nacional) e a exaltação dos elementos típicos da cultura local.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás