AJUDA POR FAVOR
Sobre o relevo e a hidrografia da África, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir.
( ) Na porção meridional localiza-se o Deserto do Saara, que ocupa um quarto do território continental.
( ) A noroeste do Saara está a cadeia do Atlas, que se estende desde o litoral do Marrocos até a Tunísia, abrangendo a região conhecida pelo nome de Magreb.
( ) Na porção Centro-Meridional do continente encontra-se a Bacia do Rio Congo.
( ) O Planalto Oriental está em uma região de origem vulcânica, com altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitória (formador do Rio Nilo) e o Niassa.
Respostas
O Deserto do Saara (português brasileiro) ou Deserto do Sara, ou Deserto do Sáara[1] (português europeu) (em árabe: الصحراء الكبرى; romaniz.: aṣ-ṣaḥrā al-koubra) é conhecido por ser o maior deserto quente do mundo. Oficialmente, é o terceiro maior deserto da Terra, logo após a Antártida e o Ártico, pois estas duas também são consideradas desertos.[2] Localizado no Norte da África, tem uma área total de 9 065 000 km², sendo sua área equiparável à da Europa (10 400 000 km²) e à área dos Estados Unidos, e maior que a área de muitos países continentais tais como Brasil, Austrália e Índia. O nome Saara é uma transliteração da palavra árabe صحراء, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Atualmente vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na região do Saara.[3] O Magrebe ou Magreb (em língua árabe, المغرب, Al-Maghrib, que significa "poente" ou "ocidente") é a região noroeste da África.
Em sentido estrito, ("Pequeno Magrebe" ou Magrebe Central) inclui Marrocos, Argélia e Tunísia. O Grande Magrebe inclui também a Mauritânia, Líbia e Saara Ocidental.[1]. Na época do Império Romano, era conhecido como África menor.
Al-Maghrib opõe-se a Maxerreque ("nascente"), que designa o oriente árabe e se estende desde o Egito até o Iraque e a Península Arábica.
A região foi dominada pelos árabes e pela sua religião, o Islão, durante mais de 1300 anos. Argélia e Líbia são países grandes e grande parte do seu território é desértico. Porém, tanto um como o outro, e ainda a Tunísia, possuem reservas abundantes de petróleo e gás natural. A agricultura, tornada possível através de projectos de irrigação, é ainda importante para a região. Muitos habitantes são nómades, andando de terra em terra com as suas manadas ou rebanhos. Na porção Centro-Meridional do continente encontra-se a Bacia do Rio Congo. ( ) O Planalto Oriental está em uma região de origem vulcânica, com altitudes elevadas e depressões ou fossas tectônicas que deram origem a extensos lagos, como o Tanganica, o Vitória (formador do Rio Nilo) e o Niassa.