Sobre a sociedade ateniense assinale a alternativa correta:
O grupo mais importante eram os esparciatas, que eram os donos das terras.
Não havia escravos em Atenas.
Os eupátridas eram considerados os grandes donos de terras e eram eles que comandavam a sociedade.
Os metecos eram o grupo mais baixo e mais discriminado na sociedade ateniense.
Respostas
a) V
Os esparciatas eram os únicos que detinham direitos políticos. Eles chamavam a si mesmos de homoioi, que significa “iguais”, e apenas eles, naquela sociedade, tinham o direito de possuir terras. As únicas atividades as que os esparciatas dedicavam-se eram a política e a guerra.
b) F
Estima-se que em Atenas a maioria dos cidadãos tinha pelo menos um escravo. A maior parte dos escritores do período antigo consideravam a escravidão não só como algo natural, mas como algo necessário, porém alguns debates isolados ocorreram, especialmente nos diálogos socráticos.
c)V
Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.
d) F
Os escravos, na sociedade ateniense, constituíam a terceira camada social. Os metecos considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam.