Leia os fragmentos abaixo, retirados do poema Muitas vozes, de Ferreira Gullar, para responder à questão. Meu poema é um tumulto: a fala que nele fala outras vozes arrasta em alarido. (…) A água que ouviste num soneto de Rilke os ínfimos rumores no capim o sabor do hortelã (…) da manhã tudo isso em ti se deposita e cala. Até que de repente um susto ou uma ventania (que o poema dispara) chama esses fósseis à fala. Meu poema é um tumulto, um alarido: basta apurar o ouvido. I. É um exemplo de metapoesia, um dos vários temas recorrentes nesta obra. II. A intertextualidade surge como uma das muitas vozes presentes no poema. III. Fósseis, no poema, é uma referência aos mortos do eu poético, que também são vozes do poema. IV. Apurar o ouvido, no último verso, remete à percepção do material de que se compõe o poema. V. Esse é um dos poucos poemas de Ferreira Gullar, nesta obra, em que a morte se faz presente. 7. (PUC – PR) Assinale a alternativa CORRETA: * 1 ponto a) Somente as assertivas I e IV são falsas. b) As assertivas I, II e V são verdadeiras. c) Somente a assertiva I é falsa. d) As assertivas I, II, III, IV são verdadeiras. e) Todas as assertivas são verdadeiras.
Respostas
respondido por:
2
Sobre o fragmento de Ferreira Gullar apresentado na questão, podemos chegar a conclusão que apenas a assertiva V está incorreta. Sendo assim, a resposta correta é a letra D.
O autor Ferreira Gullar é reconhecido na literatura por ter como gênero literário o concretismo. Nesse tipo de literatura vemos uma forte oposição contra o sentimentalismo nas obras. Outra característica é a metalinguagem, como a que foi empregada no fragmento.
Temas como a morte são recorrentes nesse movimento, por abordarem por vezes temas mais sóbrios devido a falta de sentimentalismo. Por isso muitos textos de Ferreira Gullar versam sobre a morte, o oposto do que diz a assertiva V.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás