• Matéria: História
  • Autor: sakura1652
  • Perguntado 3 anos atrás

quais foram as principais consequências resultantes das ações missionarias dos jesuitas no Brasil ?

mę æjųđęm pøř fævœŕ ❤​


heydryan9: mais eu não

Respostas

respondido por: heydryan9
1

Resposta:

jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial.

Explicação:

espero ter ajudado ❤️


sakura1652: blz
sakura1652: tchau bjss
heydryan9: tchau bjs
heydryan9: vou te add no ff
sakura1652: blz
sakura1652: o nome é fxclara❤❤
heydryan9: mandei aceita lá
heydryan9: tchau bjs
sakura1652: blz
heydryan9: opa
respondido por: magnoslipknot
1
As missões serviram também para que os jesuítas mudassem os hábitos dos indígenas. O interesse era que eles passassem a viver de acordo com a cultura europeia: que as famílias fossem nucleares (pai, mãe e filhos do casal), que eles se fixassem em um local (grande parte das tribos indígenas era seminômade, vivendo em constante deslocamento) e passassem a adotar os ritmos e as disciplinas de trabalho que impunham os europeus. Esse processo ficou também conhecido como aculturação.

Com isso, os jesuítas conseguiram que as missões produzissem para seu próprio consumo, além de fornecerem excedentes que eram comercializados. Toda essa situação levou os jesuítas a entrarem em conflitos com os colonos, que tinham interesse na escravização indígena. As missões serviam como áreas protegidas da ação dos colonos, mas também resultaram em fonte de força de trabalho para os jesuítas que se enriqueceram com a exploração dos indígenas.

Além do que era comercializado nas missões, os jesuítas conseguiram acumular fortuna com a posse de enormes extensões de terras e engenhos. Os jesuítas permaneceram na colônia portuguesa na América até 1759, quando foram banidos das colônias portuguesas. A venda do patrimônio dos jesuítas garantiu altas rendas para a Coroa portuguesa, o que mostrou que o poder espiritual dos jesuítas também havia se transformado em poder econômico.

sakura1652: Obrigada
sandraelizabethboaza: Kwai163048883
sakura1652: oxi
zvictorwoew: ki coco, até a resposta do livro tava certa
heydryan9: simples cara
heydryan9: tá achando ruim
heydryan9: responde então
Perguntas similares