transtornos específicos de aprendizagem, segundo Ciasca (2008), estão relacionados às limitações ou incapacidades que a criança geralmente apresenta nos primeiros anos escolares, quando se inicia a aprendizagem da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. Ainda, de acordo com Ciasca (2008), os transtornos ou dificuldades específicas são associados a uma falha na aquisição e desenvolvimento dessas habilidades. Assim, podemos destacar que se caracterizam por: dificuldades específicas da leitura, dificuldades específicas que envolvem a matemática e dificuldades específicas da expressão escrita.
FONTE: CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
Com base nessa afirmação, associe:
I- Dificuldades específicas da leitura.
II- Dificuldades específicas que envolvem a matemática.
III- Dificuldades específicas da expressão escrita.
( ) Comprometimento na aprendizagem da matemática que impede o indivíduo de atingir o nível de proficiência ou domínio cognitivo adequado nessa área, considerando-se a inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária.
( ) Distúrbio neurológico que afeta crianças com aspecto intelectual normal, com ausência de problemas sensoriais, inseridas a princípio em um contexto pedagógico-educacional satisfatório, porém não realizam adequadamente tarefas ou atividades que envolvam a leitura e a escrita.
( ) Centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos. A construção da frase é geralmente curta, onde observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e, por vezes, má qualidade gráfica.
A partir do enunciado, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) I- III- II.
B) III- I- II.
C) II- I-III. correta
D) I – II- III.
Respostas
Resposta:
II, I, III
Explicação:
( II) Comprometimento na aprendizagem da matemática que impede o indivíduo de atingir o nível de proficiência ou domínio cognitivo adequado nessa área, considerando-se a inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária.
(I ) Distúrbio neurológico que afeta crianças com aspecto intelectual normal, com ausência de problemas sensoriais, inseridas a princípio em um contexto pedagógico-educacional satisfatório, porém não realizam adequadamente tarefas ou atividades que envolvam a leitura e a escrita.
(III ) Centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos. A construção da frase é geralmente curta, onde observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e, por vezes, má qualidade gráfica.
No que se refere ao Transtorno específico de aprendizagem, a correlação correta entre as colunas II e II está presente na C) II- I-III.
Transtorno específico de aprendizagem
O transtorno específico da aprendizagem pode ser caracterizado como a dificuldade na aprendizagem ou em outras habilidades do meu acadêmico, como, por exemplo dificuldade na leitura ou na escrita, dificuldade na resolução de cálculos matemáticos e outros.
Os principais transtornos de aprendizagem são:
- Dislexia: a pessoa apresenta dificuldade tanto em ler quanto eu escrever;
- Discalculia: o indivíduo apresenta dificuldade em pensar, avaliar ou até raciocinar atividades matemáticas;
- Disgrafia: a pessoa apresenta a dificuldade na caligrafia, principalmente pela inelegibilidade;
- TDAH: transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
Entenda mais sobre transtornos de aprendizagem em: https://brainly.com.br/tarefa/20655231
#SPJ2