1) A forma do teatro elisabetano é diferente de tudo o quanto se criou de espaço cênico antes ou depois dele, tendo nascido, como o “corral” espanhol – a forma que mais se aproxima dele – da experiência e das necessidades do ator. Quando, ainda no século XIV, os primeiros artesãos que tomavam parte em espetáculos religiosos resolveram se tornar profissionais de teatro, eles aprovei- taram, da tradição dos “ciclos” religiosos, o uso das carroças (chamadas pageants, palavra até hoje usada para carro alegórico) que serviam de palco, passando a usá-las também como transpor- te e camarim, quando não de abrigo. Abandonando as corporações que apresentavam os clássicos ciclos bíblicos, os novos “atores”, ainda simples saltimbancos – “homens sem amo”, como eram chamados por não pertencer a nenhuma organização estabelecida – foram proibidos de apresentar textos religiosos, o que os privava do repertório já conhecido. Essa proibição, no entanto, teve a grande vantagem de tornar indispensável o aparecimento de novos autores, pois só um repertório variado permitiria ter duas ou três noites de espetáculo em um mesmo local. A par disso, é claro, os atores e o espetáculo também precisaram ser aprimorados, já que a atividade teatral perdia a platéia cativa das comemorações religiosas, e passava a viver, como até hoje, da bilheteria. [...]
HELIODORA, Barbara. O teatro no tempo de Shakespeare.
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir:
I. O teatro elisabetano teve influencias no "corral" espanhol, em que se privilegiava as experiências e as necessidades do autor.
II. No teatro elisabetano, as peças religiosas foram proibidas de ser encenadas, surgindo, assim, novos autores com um repertório variado.
III. O teatro elisabetano não deixou raízes nas formas teatrais de hoje em dia, pois as peças eram exclusivamente religiosas e os atores não viviam da bilheteria dessas peças.
Em relação ao contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)III, apenas.
d)I e II, apenas.
e)II e III, apenas.
==========================
2) O Rei Artur e seus cavaleiros da Távola Redonda têm despertado o interesse de muitos autores e leitores através dos séculos. Ainda parte do nosso imaginário nos dias de hoje, o interesse pelo rei ultrapassou áreas de estudos, tendo sido aceito como fato histórico por alguns e elevado a herói mítico por outros [...] De acordo com [...] La¿amon, um padre de Worcestershire e um dos primeiros escritores a recontar as lendas do Rei Artur, profetizou no início do século XIII que o lendário rei e suas conquistas e feitos heroicos seriam uma fonte inesgotável para contadores de histórias até o fim dos tempos. Mal sabia La¿armon o quão correta estava a sua profecia, já que até os dias de hoje, mais de oitocentos anos depois, o Rei Artur e outros personagens de sua corte ainda figuram em inúmeras mídias: romances, poemas, peças de teatro, óperas, filmes, histórias em quadrinhos, pinturas, séries de televisão, entre outras. [...] Uma das razões apresentadas [...] para o sucesso e abrangência das lendas arturianas é que elas não se limitam a um só herói, um único local ou contexto histórico. Pelo contrário, as histórias do período arturiano não são exclusivamente sobre Artur, mas também relatam as aventuras de outros cavaleiros da Távola Redonda e, em versões mais recentes, as histórias por trás das personagens femininas da corte, como a Dama de Shalott, cuja lenda foi retratada no poema de Alfred Tennyson (1809-1892), The Lady of Shalott (1833/1842), e Morgana e Guinevere, irmã e esposa do rei respectivamente, personagens centrais da obra de Marion Zimmer Bradley (1930-1999), As Brumas de Avalon (1979).
MOURA, FK. O Rei Arthur através dos séculos: uma trajetória das lendas arturianas. Revista Entrelaces • V. 1 • Nº 10 • Jul.-Dez. (2017).
A partir da leitura do texto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O mito do Rei Arthur são de origem céltica e chegaram na Grã-Bretanha por meio dos franceses, mostrando que a história cruzou a Europa e justificando o seu sucesso até os dias atuais.
( ) As lendas de Rei Arthur são famosas, pois abordam as aventuras de um único personagem na Inglaterra medieval.
( ) As lendas do Rei Arthur influenciam obras até hoje, como o romance "As Brumas de Avalon", de 1979.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas:
a)V - F - V.
b)F - V - V.
c)F - F - F.
d)V - V - V.
e)F - F - V.
Aap3 - Literatura Comparada
Respostas
respondido por:
15
Resposta:1-d/ 2-a/ 3-b/ 4-c
Explicação:aap3 ava
cyberanagames:
CORRETO! Corrigido pelo AVA
respondido por:
1
Resposta:
1- d) I e II, apenas.
2- a) V - F - V.
3- b) V - V - F.
4- c) V – V – F – F.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás