Respostas
Resposta:
Este termos não são sinônimos como pensa o senso comum. Vejamos algumas diferenciações básicas, para isso vamos começar com a definição de estratificação social:
Estratificação social: classificação diferencial dos indivíduos que compõem um sistema social dado, e a sua qualificação de superiores ou inferiores uns em relação aos outros, segundo valores importantes para a sociedade. Pode acontecer através de diversos critérios como revelam os tipos de estratificação abaixo:
Tipos de estratificação:
económica - baseada na situação económica e financeira das famílias (riqueza, rendimento)
política – baseada na importância política de cada indivíduo ou grupo.
socioprofissional – resulta da diferente importância atribuída a cada profissão (prestígio, grau de educação). É determinante nas sociedades industrializadas e urbanas.
outros – raça, religião, orientação sexual
Casse social: conceito surgido com Marx e Engels que o sistematizaram da seguinte forma:
divisão efectiva da sociedade, e não meramente metodológica, que exige um mínimo de consciência que permita conduzir a luta na sociedade global com o objectivo de fazer prevalecer os interesses do grupo e de liderar ou participar no poder.
Assim, podemos ter uma sociedade em que uma pessoa seja da mesma classe social, mas não possua a mesma estratificação social.
A ìndia, quando o sistema de castas existia era um bo0m exemplo disso: Uma pessoa poderia ser rica, mas nunca seria da mesma casta que as pessoas nascidas nas famílias consideradas "nobres".