4.
O processo de tomada de decisão frequentemente adotado busca valer-se de um modelo objetivo e racional, porém se sabe que existem outros fatores sociais e comportamentais envolvidos nessa prática.
Com base em seus estudos, analise as alternativas sobre o processo de tomada de decisão e marque as verdadeiras (V) e as falsas (F):
( ) Um modelo racional de tomada de decisão parte do problema, estabelece critérios, alternativas e a escolha de uma destas.
( ) Ao estabelecer critérios e apontar possíveis alternativas, já existem aspectos subjetivos influenciando essas ações.
( ) Quando um líder percebe um problema ou objetivo a atingir, isso é realizado de forma totalmente objetiva.
( ) A subjetividade e os modelos mentais ou paradigmas tanto podem contribuir quanto prejudicar o processo decisório.
( ) Pelo viés da Psicologia Positiva, o foco deve ser no aprimoramento das soft skills que permitam ao gestor tomar decisões adequadas.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
A.
F – F – V – F – F.
B.
V – F – V – F – V.
C.
F – V – F – V – F.
D.
V – V – V – F – F.
E.
V – V – F – V – V.
Respostas
Resposta:
E.
V – V – F – V – V.
Explicação:
Os modelos racionais de tomada de decisão costumam partir da definição de um objetivo ou problema, do estabelecimento de critérios para as alternativas, a criação e a realização de escolha entre elas. Quando o gestor realiza essas etapas, já está colocando em prática aquilo que o constitui, seus aspectos subjetivos, que o instrumentalizam a julgar e decidir. Mesmo a percepção de um problema é uma ação interna, que remonta a experiências anteriores e não somente a uma capacidade técnica. Os modelos mentais fornecem formas de analisar, sentir e pensar sobre o mundo e podem ajudar a decidir em alguns casos, porém, outras vezes, é preciso desconstruir paradigmas para melhorar a percepção. A Psicologia Positiva entende que, aperfeiçoando algumas soft skills, o gestor poderá ter um melhor desempenho e bem-estar no que faz.