Respostas
Redação escrita por MAC
Enviada há cerca de 18 horasDe um lado alta taxa de desemprego. Por outro, aumento no número de trabalhadores autônomos. Essa é a questão paradoxal que envolve o cenário no mercado de trabalho no Brasil. Devido a crise econômica que o país esta enfrentando atualmente com vestígios do século passado com a revolução industrial que acarretou na substituição de mão de obra manual por maquinas muitos brasileiros não estão inserido mais no mercado.
Em uma primeira analise o desemprego no Brasil tem como causa vários fatores, tais como, falta de qualificação dos empregados, jovens inexperiente no mercado de modo que na maioria não são contratados, logo, gera muitas vezes desconforto no pagamento da faculdade e a pouca demanda de serviço principalmente no setor industrial.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima-se que, aproximadamente 47% dos desempregados brasileiros estão aderindo ao trabalho autônomo. Conforme esse dado infere-se que, essa parcela da sociedade opta por montar o seu próprio negocio, tais como bares, revendedores de produtos de beleza, montadores e festa e outros. Ademais, esses preferem esse modelo de emprego, pois não passam por estresses de patrões cobrando lucro e montam seu horário sem preocupações.
Mediante o exposto, conclui-se que o cenário no mercado de trabalho brasileiro exige medidas concretas. Seria viável se o Estado aumentasse as oportunidades de ensino universitário gratuito com finalidade de tardar a entrada deles no mercado. Outra solução e os três poderes elaborar projetos pedagógicos para desempregados como cursos de pouca duração como pintura, artesanato e outros, a fim, de aumentar o numero de trabalhadores autônomos. Feito isso, minimizaria os efeitos da crise gerada pela revolução industrial mudando a questão paradoxal no mercado brasileiro.