Respostas
Resposta:
Explicação:
Porque eles foram realizados com os conhecimentos e crenças pré existentes daquela época. Como exemplo podemos citar o mapa dos portugueses lusitanos, que acreditavam que a passagem de Portugal para a as Índias, contornando o continente africano, apresentava deuses e monstros marítimos, sendo que na verdade hoje sabemos que era um ponto de colisão de ventos dos hemisférios que resultava em diversos acidentes aquáticos pelas embarcações da época.
Os mapas também demonstravam como enxergavam o mundo e os países ao redor, tendo como exemplo o primeiro mapa do Brasil que era composto basicamente por árvores e mata, e índios, de forma rudimentar; mostrando a primeira visão dos portugueses dessa nova terra inexplorada.
Resposta:
Explicação:
Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. Suas funções incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham. "Desde sempre, o homem registra o espaço onde vive. Trata-se de uma necessidade social", explica Marcello Martinelli, professor de Cartografia Estratégica no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP).