Um paciente, que sofre de diabetes crônica, chega ao hospital com queixas de tontura, febre e diarreia. A equipe de enfermagem faz a aferição da pressão arterial, que está 15 x 10 mmHg. O paciente relata sede excessiva e menciona que sua produção de urina está elevada. *Patologia = doença *Tontura, febre e diarreia são sintomas e não patologias
Sobre o caso citado acima responda às seguintes questões:
a) Qual a(s) possível (possíveis) patologia (s) do paciente? Exceto diabetes, que já foi mencionada.
b) Considerando os processos de ganho e perda de água do organismo, você consideraria que este paciente se encontra em equilíbrio osmótico? Justifique sua resposta.
c) Considerando o processo de fisiologia humana estudado até agora, explique as razões que provocam a sede excessiva e a produção de urina elevada do paciente, neste caso específico?
d) De que forma você correlacionaria o sintoma tontura com questões respiratórias?
e) A pressão arterial do paciente pode ser considerada perigosa? Caso sua resposta seja sim, quais seriam os prováveis perigos para o paciente estar com a pressão alta?
f) Diante do que você estudou e considerando todas as características do paciente, quais sistemas fisiológicos, podem ser relacionados neste caso?
Respostas
Olá, tudo bem?
A)
O paciente pode possuir Hipertensão, pois sua pressão está elevada ( 150 x 10). Além disso, ele pode estar com alguma infecção intestinal, haja vista a febre e diarreia.
B)
O paciente não se encontra em equilíbrio osmótico, haja vista a grande perda de minerais pela produção de urina elevada, junto com o escape de vários outros nutrientes que não estão sendo absorvidos corretamente por causa da diarreia, que não permite a absorção completa desses nutrientes e da água pelo intestino.
C)
Um dos sintomas da doença diabetes é o aumento no volume de urina, o que faz com que a pessoa sinta mais sede. No diabetes, acumula-se no sangue glicose, açúcar. Essa glicose puxa para dentro dos vasos sanguíneos uma quantidade muito grande de líquido e ao chegar nos rins, esse volume urinário é eliminado sob a forma de urina. Então, a pessoa efetivamente desidrata. E na tentativa de repor esse volume que ela está perdendo inadequadamente é que ela tem muita sede.
D)
Sem a oxigenação adequada dos nossos tecidos, principalmente o cérebro, a tontura ocorre como resposta dessa ausência de perfusão tecidual de oxigênio. Quando temos problemas respiratórios, nossa saturação de oxigênio tende a diminuir, causando essa má perfusão tecidual.
E)
Se o índice passou dos 14 por 9, a pressão é considerada alta, logo, prejudicial a saúde. A pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
F)
Sistema cardiovascular
Sistema endócrino