• Matéria: Psicologia
  • Autor: saramcb2012
  • Perguntado 3 anos atrás

Analise o caso a seguir:

Severo é motorista de ônibus e sofreu um acidente enquanto estrava trabalhando. Nesse acidente, ele passou por um forte impacto no crânio, mas não teve maiores complicações aparentes. Após se recuperar, Severo voltou a exercer suas funções laborais e continuou com o seu convívio cotidiano. Entretanto, o motorista passou a apresentar comportamentos como elevada irritabilidade, o que gerou conflitos e agressões com diferentes pessoas, assim como comportamentos irreverentes e desrespeitosos com mulheres, demonstrando aflorada sexualidade. Tais comportamentos que Severo apresentou acarretaram na sua detenção judicial. Em custódia, Severo passou por exames de neuroimagem e avaliação psicológica, que indicaram que ele sofreu uma lesão cerebral que acometeu regiões do cérebro envolvidas no processamento executivo.
Considerando o funcionamento executivo, é possível inferir que Severo apresentou um prejuízo executivo de:

planejamento.

atenção sustentada.

controle inibitório.

flexibilidade cognitiva

memória operacional.

Respostas

respondido por: konradmarcia
11

Resposta:

controle inibitório.

Explicação:

respondido por: vanessafonntoura
3

Sobre o funcionamento executivo podemos afirmar que controle inibitório.

Funções executivas são conjuntos ou habilidades tidas como elementais no controle e na deliberação de ações, emoções e pensamentos. Elas auxiliam no gerenciamento de aspectos que se relacionam com a vida de automia.  

Dentre as funções executivas diante das dimensões fundamentais existe a inibição ou o controle inibitório.

O controle inibitório é um conceito relacionado com a capacidade de inibir ou de controlar certas respostas impulsivas. É uma habilidade cognitiva e serve como contribuição para o planejamento e a antecipação de metas.  

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/36567895

Espero ter ajudado

Anexos:
Perguntas similares