Respostas
Resposta:
FASCISMO NA ITÁLIA
HISTÓRIA GERAL
Com as crises vivenciadas nos anos de 1920, os seguidores italianos do Fascismo iniciaram suas ações de tomada do poder que culminaram em um regime totalitário na Itália.
O governo de Mussolini trouxe à tona a experiência totalitária no cenário político italiano*
O governo de Mussolini trouxe à tona a experiência totalitária no cenário político italiano*
Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), a Itália foi ignorada nos tratados que selaram o conflito. O desgaste social e econômico mal recompensado mobilizou diferentes grupos políticos engajados na resolução dos problemas da nação italiana. No ano de 1920, uma greve geral de mais de dois milhões de trabalhadores demonstrava a situação caótica vivida no país. No campo, os grupos camponeses sulistas exigiam a realização de uma reforma agrária.
Crescimento do fascismo na Itália
A mobilização dos grupos trabalhadores trouxe à tona o temor dos setores médios, da burguesia industrial e dos conservadores em geral. A possibilidade revolucionária em solo italiano refletiu-se na ascensão dos partidos socialista e comunista. De um lado, os socialistas eram favoráveis a um processo reformador que traria a mudança por vias estritamente partidárias. Do outro, os integrantes das facções comunistas entendiam que reformas profundas deviam ser estimuladas.