Observem os exemplos a seguir. Beatriz e Claudia são professoras do oitavo ano do ensino fundamental.
EXEMPLO 1
Logo no início do ano letivo, Beatriz costuma aplicar uma prova. Após a aplicação da prova, ela verifica quais questões obtiveram maior e menor número de acertos e realiza ajustes no seu planejamento, com a finalidade de retomar conteúdos que ainda não foram bem assimilados por todos os alunos. Com base nessas análises, ela também propõe um sistema de monitoria para as suas turmas, além de atividades em grupo, individuais, pesquisas, desafios, entre outras atividades. Outros testes e exercícios são realizados quinzenalmente, mas avisa para os alunos não se preocuparem com a nota, mas sim, que eles verifiquem seus avanços e também observem os conteúdos que necessitam de mais estudo e atenção.
EXEMPLO 2
Logo no início do ano letivo, Claudia expõe por escrito o calendário das provas de cada bimestre do ano e o conteúdo que será cobrado em cada bimestre. Ela acredita que essa é a melhor forma para que o aluno estude com antecedência para as provas, uma vez que é ele o principal responsável pelo seu sucesso ou insucesso. Ela explica para os alunos como será realizada a avaliação: que os exercícios em sala e também as tarefas de casa, valem pontos de participação na aula e que terão o peso de 20% da nota final. A prova no final do bimestre terá o peso de 80% da nota do bimestre. Ao término das aulas, ela sempre coloca o resultado dos exercícios passados para casa, no quadro, para que os próprios alunos os corrijam. Para ela, basta que os alunos entreguem os exercícios resolvidos e corrigidos para obterem a nota de participação nas aulas.
Sendo assim, identifique o tipo de avaliação realizada por cada professora e justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
2
Dentre os tipos de avaliação podemos citar: a avaliação diagnóstica no primeiro exemplo e a avaliação somativa no segundo exemplo.
Essa análise nos mostra que ambos os processos realizados ocorrem em sala de aula, porém, a avaliação deve ser notada a partir de uma perspectiva inclusiva, ou seja, ela deve estar em proximidade com a modalidade das escolas novas.
Assim, os métodos de didática são apresentados pelo educador como uma forma de mediar o conteúdo e o aluno assimila-lo, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno estar inteirado nesse processo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás