• Matéria: Direito
  • Autor: BelieberJB8918
  • Perguntado 3 anos atrás

O movimento de direito e literatura tem como um de seus fundadores Ronald Dworkin e representa um marco para a Hermenêutica Jurídica.

Assinale a opção que reflete melhor a metáfora utilizada por Dworkin para descrever o Direito e que é considerado o marco desse movimento.

(Ref.: 201956764814)

A metáfora de Krisna e Arjuna, do Bagava Ghita, onde Krisna representa a razão natural e Arjuna as paixões humanas. Assim, o trabalho do juiz seria afastar as paixões humanas através da razão natural e encontrar o sentido da norma.

A metáfora bíblica da passagem onde um dos apóstolos pergunta a Jesus se deveriam pagar o imposto e Jesus responde que se deve dar a Cesar o que é de Cesar, e dar a Deus o que é de Deus.

Trata-se da metáfora do parto, da maiêutica socrática, onde Sócrates compara o conhecimento a um parto. Assim, o juiz deve encontrar o sentido da norma da mesma maneira que uma parteira coloca uma criança no mundo.

A ideia de q

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A alternativa D está correta. A noção do papel que o juiz representa faz parte da organização dos sistemas sociais que são regidos por leis e normas previstos em nossa constituição, onde a metáfora apresentada julga de forma correta essa alusão.

É dever do juiz em seu julgamento, respeitar a moral irrepetível e peculiar de cada indivíduo, bem como as leis que regem a sociedade, o juiz deve utilizar esses fatores como uso de maneira correta das decisões as quais deve tomar.

Perguntas similares