Respostas
Resposta:
Quando as populações interagem como os membro da mesma espécie, não ocorre especiação, ou seja, desenvolvimento de uma nova espécie. "Populações reprodutivamente isoladas passam a ter história evolutiva própria e independente de outras populações. Não havendo troca de genes com populações de outras espécies, todos os fatores evolutivos que atuam sobre populações de uma espécie terão uma resposta própria."
Explicação:
ISOLAMENTO REPRODUTIVO
O isolamento reprodutivo se baseia no conceito de espécie, definida como um grupo de populações cujos membros têm potencial de se acasalar na natureza, ou seja, são geneticamente compatíveis para gerar novos membros da mesma espécie.
CAUSAS DO ISOLAMENTO REPRODUTIVO.
Fatores genéticos podem impedir a reprodução ou fazer com que organismos apresentam diferenças morfológicas que impedem a copulação;
Duas populações podem ocupar nichos ecológicos diferentes, impedindo o encontro entre machos e fêmeas ou que esses organismos se encontrem no período fértil de ambos.
O isolamento reprodutivo pode surgir, ainda, como uma consequência de outros eventos de divergência das populações. Um evento de isolamento geográfico, por exemplo, pode mudar o fluxo gênico e, consequentemente, gerar isolamento geográfico, impedindo a troca genética entre diferentes espécies.
ESPECIAÇÃO (NOVAS ESPÉCIES)
Especiação é todo evento no qual novas espécies são formadas a partir de linhagens de espécies antigas que, após a especiação, não interagem reprodutivamente. Então, quando ocorre a especiação as modificações/mutações ocorridas impedem que elas interajam geneticamente, realmente são duas novas espécies.