Respostas
Logo, os sofistas dos dias de hoje são os professores
Os Sofistas foram mais uma classe profissional do que uma escola propriamente dita e, como tal, se espalharam pela Grécia, andando de cidade em cidade, fazendo discursos, formando discípulos e participando de debates. Por seus serviços os sofistas cobravam altas taxas para transmitir seus conhecimentos.
Os sofistas tornaram-se mestres de eloquência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas visava principalmente a recompensa. O conteúdo desse ensino tinha fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.
Os sofistas atualmente são aqueles que disputam seus próprios interesses, numa oratória que privilegia somente uma parte da população. Sejam políticos, empresários, professores, líderes de organizações, facções ou mesmo religioso, qualquer um que defenda sua verdade. Não há uma posição neutra e universalista que defenda o ser humano e o bem comum.
Bons estudos!