• Matéria: História
  • Autor: erikasilvbruanaclo
  • Perguntado 9 anos atrás

Carl sagan trata das explicações para o aparecimento do homem : as hipóteses científicas e a explicação religiosa. essencialmente em que aspectos essas explicações se diferenciam?

Respostas

respondido por: leonardozenni
18
A explicação em si é o que determinado individuo acha que ocorre em determinada situação.
Para a explicação religiosa, temos algum ocorrido sendo explicado em base de um ser poderoso, que de acordo com muitos, é a vontade do ser.
Geralmente, a explicação religiosa possui em base um determinado fato sem nenhum tipo de teste empírico para fundamentar o argumento da pessoa. Quando ocorre esse tipo de explicação, a aceitação é papel fundamental para validação dessa explicação.

Para a explicação científica, temos o seguinte segmento:
Um fato ocorrido e um individuo tentando determinar a possível causa do fato criando ideias em seu mundo que expliquem corretamente a natureza do ocorrido.
A grande diferença aqui é o surgimento do conhecimento quando a explicação científica (empírica e metodológica) valida um fato.
Os caminhos traçados pela explicação científica e religiosa são totalmente diferentes, mas possuem o mesmo objetivo com uma sutil diferença de maior aceitação de ser a verdade.

A explicação religiosa se preocupa em explicar um fato, mas não possui o método empírico investigativo que se preocupa em validar as ideias buscando o mesmo comportamento anterior.

É como o nascer do sol, apenas saberemos se o sol vai ou não surgir no horizonte terrestre no dia seguinte, apenas na experiência, mas temos ideia que ele, amanhã se nada que impeça o movimento terrestre ocorrer, que ele estará lá, mas só teremos realmente certeza quando o fato se mostrar conforme nós imaginamos.

Leia sobre Epistemologia de Platão e Einstein, você terá uma boa ideia sobre!
Perguntas similares