• Matéria: Português
  • Autor: Thaynara3560
  • Perguntado 3 anos atrás

Quanto a flexão do advérbio, alguns se flexionam no comparativo e no superlativo. No grau comparativo são classificados em:

a. Superlativo e comparativo
b. Superioridade, igualdade e inferioridade
c. Locução adverbial, superlativo, comparativo
d. Superioridade, igualdade, locução adverbial​

Respostas

respondido por: fegfiorillo
1

Os advérbios, isto é, aquela classe de palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios só sofre flexão por grau: comparativo (de superioridade, igualdade ou inferioridade) ou superlativo (analítico ou sintético). Deste modo, os distinguimos dos adjetivos, que também flexionam por gênero e número a fim de concordar com o substantivo ao qual modificam.

Classificam-se em tipos segundo o sentido que a dita modificação tem: lugar, tempo, modo, afirmação, negação, etc., de modo que é importante analisar o seu papel em cada oração, já que há uma grande variedade. O seu grau, isto é, a sua intensidade também pode levar a uma variação; alguns deles variam segundo esse grau, que pode ser de dois tipos: compartivo ou superlativo.

O grau comparativo, como explicita o seu próprio nome, é o grau utilizado nas comparações entre elementos. De acordo com o propósito e o valor dessa comparação, este grau se divide em tipos:

  1. Igualdade: demonstra a igualdade entre os elementos, seguindo a fórmula tão + advérbio + quanto ou ainda tanto quanto, como em: "O Federer joga tão bem quanto o Nadal" ou em "Eu estudo tanto quanto você";
  2. Superioridade: marca que um dos elementos tem mais algo que outro, isto é, a superioridade em determinado quesito de um dos elementos sobre o outro. Forma-se a partir da estrutura mais + advérbio + (do) que como pode observar-se em: "Esse avião voa mais rápido que o outro" ou "Usain Bolt correu mais rápido que todos os outros". Aqui, também temos de prestar atenção aos comparativos irregulares, como melhor, pois "Ele se veste melhor que você";
  3. Inferioridade: marca que um dos elementos tem menos um atributo que o outro, ou seja, a inferioridade nesse critério. Estrutura-se com menos + advérbio + (do) que, também com atenção para os elementos irregulares: melhor, pior. Observa-se nos seguintes exemplos: "Eu comi menos rápido do que a Maria", "Marcela canta pior que eu" ou "Giovanna respondeu com menos certeza que o Carlos".

O grau superlativo, por outro lado, explicita um valor maior sem estabelecer comparações. Isto pode dar-se também de dois modos:

  1. Analítico: outro advérbio acompanha este advérbio para afetar o seu grau, como, por exemplo, "Ele corre muito rápido" ou "Nevou muito intensamente".
  2. Sintético: o advérbio modifica o seu grau por meio da adição do sufixo -íssimo, como em "Paulo chegou rapidíssimo" ou "Valeria comeu muitíssimo".

Tendo em vista tudo isso, a resposta é B: superioridade, igualdade e inferioridade.  

Perguntas similares