Quanto a flexão do advérbio, alguns se flexionam no comparativo e no superlativo. No grau comparativo são classificados em:
a. Superlativo e comparativo
b. Superioridade, igualdade e inferioridade
c. Locução adverbial, superlativo, comparativo
d. Superioridade, igualdade, locução adverbial
Respostas
Os advérbios, isto é, aquela classe de palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios só sofre flexão por grau: comparativo (de superioridade, igualdade ou inferioridade) ou superlativo (analítico ou sintético). Deste modo, os distinguimos dos adjetivos, que também flexionam por gênero e número a fim de concordar com o substantivo ao qual modificam.
Classificam-se em tipos segundo o sentido que a dita modificação tem: lugar, tempo, modo, afirmação, negação, etc., de modo que é importante analisar o seu papel em cada oração, já que há uma grande variedade. O seu grau, isto é, a sua intensidade também pode levar a uma variação; alguns deles variam segundo esse grau, que pode ser de dois tipos: compartivo ou superlativo.
O grau comparativo, como explicita o seu próprio nome, é o grau utilizado nas comparações entre elementos. De acordo com o propósito e o valor dessa comparação, este grau se divide em tipos:
- Igualdade: demonstra a igualdade entre os elementos, seguindo a fórmula tão + advérbio + quanto ou ainda tanto quanto, como em: "O Federer joga tão bem quanto o Nadal" ou em "Eu estudo tanto quanto você";
- Superioridade: marca que um dos elementos tem mais algo que outro, isto é, a superioridade em determinado quesito de um dos elementos sobre o outro. Forma-se a partir da estrutura mais + advérbio + (do) que como pode observar-se em: "Esse avião voa mais rápido que o outro" ou "Usain Bolt correu mais rápido que todos os outros". Aqui, também temos de prestar atenção aos comparativos irregulares, como melhor, pois "Ele se veste melhor que você";
- Inferioridade: marca que um dos elementos tem menos um atributo que o outro, ou seja, a inferioridade nesse critério. Estrutura-se com menos + advérbio + (do) que, também com atenção para os elementos irregulares: melhor, pior. Observa-se nos seguintes exemplos: "Eu comi menos rápido do que a Maria", "Marcela canta pior que eu" ou "Giovanna respondeu com menos certeza que o Carlos".
O grau superlativo, por outro lado, explicita um valor maior sem estabelecer comparações. Isto pode dar-se também de dois modos:
- Analítico: outro advérbio acompanha este advérbio para afetar o seu grau, como, por exemplo, "Ele corre muito rápido" ou "Nevou muito intensamente".
- Sintético: o advérbio modifica o seu grau por meio da adição do sufixo -íssimo, como em "Paulo chegou rapidíssimo" ou "Valeria comeu muitíssimo".
Tendo em vista tudo isso, a resposta é B: superioridade, igualdade e inferioridade.