O ambiente de gerenciamento de projetos apresenta diversos desafios; um deles gira, inevitavelmente, em torno do fator "pessoas". Motivá-las, para que o projeto entregue um produto que agregue valor à organização, é um ponto-chave nesse processo. Aqui, entram as competências de um bom gerente de projetos. Outro componente essencial é a apresentação de evidências do andamento do projeto.
Imagine que você é gerente de projetos e se depara com a seguinte situação:
Assim, responda às perguntas:
a) Como Pedro deve resolver a insatisfação dos gestores pelos setores afetados pelo projeto?
b) Quais seriam, na sua opinião, as características essenciais e que deveriam ser pré-requisitos para o projeto de Pedro?
c) Como você recomendaria que Pedro resolva o problema relacionado aos dados do orçamento?
Respostas
Resposta:
a) Gerentes de projeto desempenham um papel primordial quando trabalham com as partes interessadas. O relatório de status do projeto deve ser distribuído a todas essas partes em base periódica, evitando a situação embaraçosa de João receber o status na hora do almoço simplesmente por ser amigo de alguém que está com as informações do projeto. A situação ainda é mais grave porque os setores de contabilidade e RH nunca receberam sequer um relatório de andamento do projeto.
b) Algumas características, como a inteligência emocional, a habilidade política, o perfil orientado ao serviço e o componente social, seriam exemplos (que não estão limitados a estes) de personalidades ou características essenciais para o projeto gerenciado por Pedro. Se a equipe vem reclamando do seu estilo arrojado, que põe uma pressão demasiada neles, faltam a Pedro as características listadas acima. A emocional revela a capacidade de percepção das emoções que se apresentam no projeto para, então, gerenciá-las, avaliando as habilidades interpessoais.
A característica política seria muito bem-vinda para o trato com o patrocinador, fazendo as coisas de seu interesse acontecerem e mostrando a ele que as entregas feitas pelo projeto são positivas, assim como as características orientadas ao serviço e as sociais são essenciais para o projeto, pois [mostram que o gerente se dispõe a servir e compreender os outros. Dependendo do tempo que o gerente tem de projeto, ele vai aprendendo também a ser um líder, em vez de simplesmente o chefe ou o gerente. O perfil de líder-servidor também é muito bem-vindo, pois coloca os outros em primeiro lugar, energizando a equipe.
c) Dentro do grupo de processos e monitoramento de um projeto, estão as atividades responsáveis para acompanhar, analisar e ajustar o progresso. Os dados orçamentários fazem parte do relatório de status. O que Pedro precisa é coletar esses dados faltantes por meio de medições frequentes, incluindo no relatório a ser distribuído as análises de variações (planejado versus o que está em andamento) e atuando de forma imediata para corrigir eventuais desvios no orçamento e em todos os indicadores coletados.
Explicação: