Na avaliação feita pelo enfermeiro da equipe de Saúde da Família, são observadas todas as necessidades da família e, a partir disso, são realizados os planejamentos de ações para a promoção da saúde no âmbito familiar. No caso em questão, um dos problemas identificados nas famílias foi a desnutrição de três crianças. Como a ESF e o NASF podem ajudar a resolver esse problema?
Respostas
A Equipe de Saúde da Família e o o Núcleo Ampliado de Saúde da Família ajudam na prevenção e promoção da saúde, visitando essas famílias e indicando dietas para reverter esse quadro de desnutrição de crianças.
Além disso, podem apoiar através de serviços sociais para que busquem apoio financeiro ou alimentício para reverter esse problema, além de indicarem outras formas de educar para evitar os problemas de saúde.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
Para conhecer essa família será preciso realizar uma visita domiciliar, juntamente com o agente comunitário de saúde, André. É preciso utilizar o formulário orientado que existe na ESF para cadastro das novas famílias e, também, realizar algumas perguntas específicas:
- Vocês faziam algum acompanhamento de saúde?
- Têm plano de saúde?
- Quantas pessoas moram nessa casa?
- Quem são os componentes da família? Qual a idade? Têm doença prévia?
Também, convidar os sujeitos para participarem das atividades de educação em saúde que são realizadas na unidade: caminhadas e grupos de saúde com temáticas variadas.
Tendo como objetivo o vínculo com a família, sugerir para irem conhecer a ESF e o restante dos profissionais de saúde para que, quando necessitem de algo, já conheçam a ESF.
Agendar uma consulta de Enfermagem se achar necessário a algum dos integrantes da família.
Para identificar as necessidades de saúde dessa família, é preciso criar vínculo entre os sujeitos. Talvez surja necessidades que sejam consideradas mais momentâneas e alguns problemas podem surgir com o passar do tempo e com o vínculo fortalecido. É preciso conhecer, conversar, dialogar e também seguir o modelo por meio de necessidades estruturais, de desenvolvimento e funcional.
b) Abordar aspectos sobre: anticonceptivos, como adquirir anticoncepcionais na ESF, laqueadura e vasectomia. Realizar em forma de conversa e esclarecer diversas dúvidas sobre a utilização de camisinha e de coito interrompido. Também, o casal pode participar de um grupo denominado "Grupo da Saúde", que acontece todas as semanas, com temáticas escolhidas pelos usuários.