• Matéria: Pedagogia
  • Autor: pcsagitario
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 3
Leia o relato a seguir:

“A leitura faz parte da minha história desde muito pequena. Minha mãe, professora de língua portuguesa, diz que lia para mim desde que eu era bebê. Adoro ler até hoje e tenho o gosto bem variado, mas o incrível é que nunca gostei de ler o livro que a escola me obrigava a ler com o objetivo de preencher uma ficha de leitura para a nota. Lembro-me também que ganhei muito “menos um” por não querer ler em voz alta, me recusava terminantemente, porque tinha muita vergonha. Enfim, a prática realizada na escola na minha época de estudante se resumia à leitura silenciosa, leitura em voz alta, ler para decorar, ler para preencher a atividade. Na escola, eu não lia o que queria e sim o que me obrigavam.” (BARBOSA, 2006)

Fonte: Barbosa, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

A partir da leitura do relato é possível afirmar que a relação didática naquele contexto era pautada por:
a. Uma concepção de leitura como construção de significados na interação leitor-texto.
b. Em um processo de avaliação formativa, promovendo diferentes atividades de leitura.
c. Um modelo de letramento que considera a multimodalidade e os textos que circulam nos meios sociais do grupo de alunos
d. Um modelo de letramento que envolvia a consideração das práticas significativas dos alunos.
e. Um modelo de letramento autônomo, focado estritamente nas práticas escolares na qual o leitor decodifica e recebe a informação.

Respostas

respondido por: cavalcantitalita
6

Resposta:

Um modelo de letramento autônomo, focado estritamente nas práticas escolares na qual o leitor decodifica e recebe a informação.

Explicação:

Fiz e acertei

Perguntas similares