porque um labrador e um pastor-alemão, raças de cachorros, são considerados da mesma espécie, apesar de suas diferenças morfológicas?
ISSO É PARA UMA PROVA ME AJUDEM URGENTEMENTE
Respostas
Resposta
que eles dois são da espécie canis lupus o que muda é a raça
Explicação:
Todos os cães que conhecemos hoje são da mesma espécie (canis lupus). No entanto, as diferenças morfológicas são “gritantes” e por isso muitas pessoas acham que os cães são de diferentes espécies. Bem, existe um procedimento que chamamos de “cruzamento seletivo”, na qual os criadores selecionam quais atributos devem se sobressair no cachorro e escolhem de forma minuciosa quais animais possuem essa característica mais acentuada. Inicia-se então um processo demorado em que vão cruzando esses cães uns com os outros até que aquela característica genética prevaleça. A cada geração aquela particularidade vai se acentuando até que, depois de inúmeros cruzamentos, todos os filhotes sempre nasçam iguais.
Isso pode ser conseguido, a partir do momento em que animais geneticamente próximos são cruzados (cruzamento endogâmico), ou seja, membros da “mesma família”, o que enfraquece a variabilidade genética entre eles. Como isso, os mesmos genes são herdados de um para o outro, e se um animal tem um defeito genético, todos os animais descendentes dele terão esse problema. O que acontece, é mais ou menos aquela história que te contavam quando criança que se primos tiverem um filho, ele nasceria com “defeito”. As novas raças surgiram através deste tipo de seleção fenotípica, que foi, com o tempo se aprimorando. Os cães são bonitinhos, mas carregam consigo a mesma informação genética “defeituosa“. O nome disso é baixa variabilidade genética: cruzamento entre indivíduos geneticamente próximos que não permite muita escolha genética na loteria da vida. Isso tem um lado ruim: os cães de raça, que são cruzados entre si, possuem doenças que são comuns em cada raça, porque são passadas para frente cruzando animal com defeito genético com outro animal com o mesmo com defeito genético, nascendo filhotes com esse defeito genético e assim por diante.