• Matéria: Filosofia
  • Autor: cr7ronaldojvnt
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com o filósofo Arthur Schopenhauer, o movimento do desejo humano oscilaria de forma semelhante a de um pêndulo, entre:
A- ( )Felicidade e sofrimento
B- ( )Tédio e felicidade
C- ( )Tédio e sofrimento​


grandchase9969pe35xw: É A LETRA B, ACERTEI NO CMSP.
eduardobrito33998073: mentira

Respostas

respondido por: AnthonioJorge
0

Segundo Schopenhauer, o desejo humano oscila como um pêndulo entre tédio e sofrimento. Logo, a alternativa C está correta.

O principal tema que Arthur Schopenhauer analisa é o da liberdade. Para ele, liberdade é fazer o que se quer - o querer vem antes do agir. Contudo, isto implica em uma contradição: a liberdade torna-se escrava do querer.

  • “O homem faz sempre o que quer e o faz todavia necessariamente. Por isso ele é toda vez o que quer, e do que ele é decorre necessariamente tudo o que faz cada vez”

Esta é a origem de toda tragédia humana: desassossego, angústia e dor são realidades necessárias da vida humana.. São todos eles valores positivos, no sentido de estarem presentes.. O prazer que é negativo, ou seja: é ausência de sofrimento.

Assim, se satisfeita a nossa vontade, caímos no tédio. Se não satisfeita, caímos na dor. A vida é um pêndulo entre tédio e dor. O que Schopenhauer propõe como possíveis soluções são três alternativas: a arte, a compaixão e a ascese (a superação do individualismo).

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/45430073

Anexos:
Perguntas similares